Pessoas com cegueira parcial ou total ao redor do mundo encaram diariamente os mais cariados desafios. Ler é apenas um deles que, em muitos casos, torna-se possível por meio da escrita em braile Entretanto, nem todos os livros e materiais escritos são adaptados a este recurso, o que impossibilita, por exemplo, que deficientes visuais leiam panfletos na rua ou peguem livros emprestados.
A fim de criar um modo de tornar todo e qualquer material escrito acessível a quem tem dificuldades visuais, acaba de ser criado por um grupo do MIT – Massachusetts Institute of Technology, nos EUA, o FingerReader, um anel capaz de ler textos em voz alta.
Usado no dedo indicador, o dispositivo totalmente inovador acompanha a linha de texto de um livro para que uma micro-câmera possa capturar e converter as letras em palavras audíveis.
Vale lembrar que o FingerReader ainda é um conceito com um longo caminho a ser percorrido nas bancadas dos seus desenvolvedores antes de chegar ao mercado. Ainda assim, esta pode vir a ser uma solução fantástica no auxílio do dia-a-dia de milhares de pessoas com cegueira total ou parcial.
Veja no vídeo abaixo como o FingerReader funciona:
Via Hypeness
Comentários