Com o objetivo de expandir o alcance global da internet, o Facebook criou ainda no início deste ano o Connectivity Lab. Comandado por Yael Maguire, o projeto tem a missão de levar internet aos locais mais isolados do mundo, onde há pouco ou nenhum contato com os meios digitais, tudo através de drones do tamanho de Boeings 747. A fase de testes tem inicio previsto para 2015.
Durante o Social Good Summit, evento promovido nesta semana pelo Mashable, Yael Maguire apresentou ao público alguns detalhes sobre a novidade, deixando claro que, para a rede social, pensar pequeno é algo fora de questão. A começar pelo drone responsável por levar internet aos lugares mais longínquos, os quais Yael prefere chamar de “avião”, visto que a ideia do Facebook é colocar no ar dispositivos do tamanho de um Boeing 747.
Ainda segundo Yael Maguire, o Facebook pretende que os aviões permaneçam no ar durante meses consecutivos, “ou talvez anos”. Para tanto, será necessário utilizar energia solar e produzir máquinas leves. Para se ter uma ideia, um único controlador seria responsável por cerca de 100 desses drones, que voariam a uma altitude entre 60 mil e 90 mil pés.
Embora a empresa pretenda lançar, já no próximo ano, o primeiro avião que sobrevoará os Estados Unidos para a realização dos testes iniciais, a rede social teria identificado 21 países na América Latina, África e Ásia como seus focos principais. Os dispositivos com internet só devem ir ao ar em definitivo daqui a três ou cinco anos, sendo que o próprio Yael reconhece que esta é “uma previsão otimista”.
Vale lembrar que o Google também tem trabalhado em algo semelhante: o Projeto Loon pretende utilizar balões de gás hélio para levar internet sem fio aos confins do mundo.
Via Olhar Digital
Comentários