Depois de pouco mais de três anos desde o seu lançamento do Google Authorship, a Google revelou recentemente que o serviço será descontinuado. Criado em 2012, a ferramenta possibilitava relacionar os artigos aos seus autores nas páginas de pesquisa do motor de busca: com este recurso, a imagem de perfil do autor era exibida juntamente com o nome e a numero de círculos do Google Plus nos quais o autor participava.
A funcionalidade já vinha sendo removida gradativamente da maioria dos resultados de pesquisa desde o início de junho, quando a empresa revelou que pretendia conjugar a experiência de navegação mobile e desktop, visto que as fotografias acabavam por ocupar grande parte do conteúdo nas telas dos dispositivos móveis.
Entretanto, na passada quinta-feira (28), John Mueller, analista de Web Trends do Google,
anunciou no seu perfil do Google Plus o fim definitivo do recurso:
Ainda em junho deste ano, um outra declaração também dada por John Mueller já teria posto em causa o sossego dos profissionais de SEO e administradores de websites. De acordo com Mueller, as imagens associadas ao authorship na maioria dos resultados de pesquisa estariam sendo removidas pelo Google. Além da fotografia do autor, o número de círculos vinculados ao perfil no Google Plus também estariam sendo suprimidos, mudanças que acabariam por afetar diretamente o tráfego dos websites e, consequentemente, o posicionamento das páginas.
O objetivo passava por deixar o visual das páginas de pesquisa mais “clean”, criando, deste modo, uma melhor experiência para os utilizadores mobile, oferecendo um design mais consistente para os dispositivos móveis. O novo design da página de pesquisa (fonte maior, remoção da linha sublinhada, eliminação do fundo amarelo na parte dos links patrocinados) está em linha com a preocupação da gigante tecnológica ao modo como os utilizadores lidam com as pesquisas realizadas em smartphones e tablets.
Via Portal MKT Digital
Comentários