Não é de hoje que a preocupação com tempo dispensado diariamente nas redes sociais, tanto é tema central de estudos mundo a fora, como também é fonte de questionamento pelos próprios utilizadores destas plataformas. A partir disso, a agência Just criou o projeto “99 days of Freedom”, um experimento que visa identificar os níveis de felicidade ou de irritação em quem opta por passar um grande período sem acessar o Facebook.
O processo é simples: a partir do site do projeto, seguindo três passos muito simples, o utilizador conecta-se a partir do seu perfil no Facebook e, automaticamente, é dado início a um contador que mostra a quanto tempo não se visita a página, além de publicar um “último” post que nada mais é que um aviso com indicações de que estará “fora da rede social”, muito semelhante ao funcionamento daqueles e-mails de “out of the office” para avisar aos colegas de trabalho que não está no escritório nos próximos dias.
Possivelmente, graças àquele sentimento de culpa que surge ao visitar umas das páginas nas redes sociais e que remete ao auto-questionamento “preciso mesmo estar aqui?”, muitos têm sido os recursos adotados pelos utilizadores, desde encerrar definitivamente a conta, até outras alternativas mais equilibradas, como o uso de extensões no navegador que evitam a exibição do feed de notícias.
Contudo, depois da notícia de que o Facebook teria manipulado o comportamento dos seguidores da plataforma, mostrando mais posts com conteúdo positivos que negativos para medir o quanto isso poderia influenciar a experiência no utilizador no site, a iniciativa da agência holandesa Just é algo, no mínimo, inusitado.
Até a publicação desta notícia, segundo a página oficial do estudo, 24.542 utilizadores já teriam se juntado ao experimento. E você: conseguiria ficar 99 dias sem nem sequer uma visitinha ao Facebook?!
Via B9
Comentários