A Google finalmente lançou uma das funcionalidades mais esperadas por toda a comunidade desde o lançamento oficial do seu dongle HDMI, Chromecast. Agora os utilizadores de dispositivos Android irão ter à sua disposição a funcionalidade de transmitir a tela do seu terminal directamente para a sua televisão.
Já era possível transmitir vídeos e músicas para a sua televisão através do Chromecast, mas esta funcionalidade estava até hoje restrita para aplicações que foram especificamente adaptadas para funcionar com o dongle da Google.
Agora não vai mais ter de se preocupar se o que quer transmitir para a sua televisão é compatível com o Chromecast ou não, bastará dirigir-se ao painel de navegação da aplicação do Chromecast no seu Android e seleccionar “Cast Screen”.
É quase certo que a Google irá impor alguns limites para o que pode ser, ou não, transmitido com esta funcionalidade mas ainda não publicou qualquer comunicado que especifica-se estas limitações. Uma das possíveis utilizações a ter em conta poderiam ser os jogos, mas a relativa lentidão que o protocolo WebRTC oferece, irá certamente oferecer uma experiência de utilização muito fraca.
Não deveremos esquecer que esta funcionalidade ainda se encontra marcada em versão Beta, o que significa que a possibilidade de existirem vários bugs e “cantos para limar” é bastante grande.
Tal como acontece em várias versões beta de aplicações, esta funcionalidade ainda se encontra limitada a uma “curta” lista de dispositivos:
- Nexus 4
- Nexus 5
- Nexus 7 (2013)
- Nexus 10
- Samsung Galaxy S4
- Samsung Galaxy S4 (Google Play)
- Samsung Galaxy S5
- Samsung Galaxy Note 3
- Samsung Galaxy Note 10
- HTC One M7
- HTC One M7 (Google Play)
- LG G3
- LG G2
- LG G Pro 2
A Google prometeu já que mais novidades iriam chegar muito em breve. Os utilizadores de dispositivos iOS irão continuar com pouca sorte neste caso, pois a funcionalidade ainda não foi disponibilizada para dispositivos “não-Android”.
A actualização já está a ser disponibilizada para os utilizadores a uma escala global, mas tal como já vem sendo costume a Google está a realizar esta actualização por fases, por isso é normal que não chegue a todos os utilizadores ao mesmo tempo.
Fonte: Google Android Blog
Comentários