Boa parte dos conteúdos voltados para o marketing digital ainda é criado à medida para as redes sociais, especialmente Facebook e Twitter. Entretanto, uma plataforma que, até então, tem passado despercebida, poderá surgir como nova aposta para os gestores de conteúdo nas plataformas digitais: o WhatsApp, que já conta com mais de 400 milhões de utilizadores e 50 mil milhões de mensagens partilhadas todos os dias.
A partilha de conteúdo informativo é cada vez mais frequente nas milhares de mensagens enviadas todos os dias através desta aplicação, uma tendência que ganhou destaque desde que a app passou a disponibilizar, para dispositivos equipados com o sistema operativo iOS, um botão para a partilha de conteúdos.
Por exemplo: o jornal norte-americano USA Today, um dos últimos a incorporar a funcionalidade, sete dias após a implementação do botão, o WhatsApp já respondia por 18% das partilhas, à frente do Twitter (13%) e prestes a concorrer com o Facebook (34%).
Contudo, estudos indicam que alguns aspectos podem dificultar a aposta no WhatsApp: por um lado, conhecidas as complicações para a integração da app com outras aplicações; por outro, nem todos os editores podem usufruir desta plataforma, uma vez que a app é que decide (ou não!) autorizar a inclusão do botão. A funcionalidade ainda não estar disponível para a plataforma Android é outro grande risco, bem como a dificuldade em mensurar o tráfego originado pelo WhatsApp, visto que, por enquanto, apenas é possível contabilizar cliques.
Via LigateàMedia
Comentários