Considerada a maior rede social do mundo até 2011, o Orkut tem os dias contados: já a partir desta segunda (30), novos perfis não poderão ser criados e antigos utilizadores terão um período para poder exportar seus dados (como fotografias e scraps). Além disso, uma ferramenta permitirá transformar o velho perfil do Orkut numa página do Google+.
O processo de desligamento deverá ser concluído até o final deste ano, com a extinção completa do serviço. Segundo Orkut Büyükkökten, criador do site, a partir de 31 de dezembro, nem mesmo o endereço “orkut.com” deverá ser mantido, já que o engenheiro turco criador da rede desligou-se do Google há quatro meses e pretende manter controle sobre o domínio.
No processo migratório de uma plataforma para outra, as comunidades que sempre foram um forte atrativo no Orkut terão tratamento diferenciado. Ao que se indica, pelo menos parte delas não será apagada, permanecendo disponíveis de forma estática, como uma espécie de museu do serviço.
Relativamente a páginas de comunidades e perfis de utilizadores suspeitos de envolvimento em crimes e com investigação em curso (como pornografia infantil, por exemplo), os dados serão preservados também até o final do ano.
Via Folha de S.Paulo
Comentários