LIVA é o nome do Mini-PC apresentado pela Elitegroup Computer Systems (ECS) na Computex 2014, a maior feira de eletrónica (eletrônica) da Ásia.
A ECS apresenta o LIVA como o menor Mini-PC do mundo, com suporte ao sistema operativo/operacional Windows.
O novo dispositivo é vendido em kit, o que significa que o utilizador terá que o montar, no entanto a ECS informa que essa operação não demora mais do que 40 segundos.
O Mini-PC pesa apenas 190 gramas e tem uma dimensão de 118x70x56 mm (largura x altura x espessura). “É tão pequeno que cabe na palma da mão”, diz a empresa.
O LIVA está equipado com o processador Intel Bay Tray-M, a memória RAM DDR3L é de 2 GB e apresenta 32GB de armazenamento interno via eMMC. Em termos de conectividade, é dotado de um conector LAN, USB 3.0 e 2.0, uma saída HDMI e outra VGA, que permitem ligar dois monitores ao mesmo tempo.
Dadas as especificações acima, não podemos esperar uma grande capacidade de processamento, mas a verdade é que não se poderia esperar muito mais de um dispositivo com um preço estimado de 200 USD (146,6 euros / 450 reais).
De acordo com a empresa de Taiwan, o LIVA irá concorrer com o mercado de PCs “low cost” , o público alvo é o dos mercados emergentes e os consumidores que procuram uma opção barata, cujas necessidades principais se limitam a consultar os mails, navegar na web, ou que pretendem uma central de entretenimento doméstica de baixo custo.
Neste momento, o LIVA só apresenta suporte para Windows 8.1, mas em breve também suportará Windows 7 e Ubuntu. Vale lembrar, no entanto, que o sistema operativo terá que ser instalado pelo utilizador.
A ECS não informou a data de disponibilidade, nem em quais países será lançado.
Fonte: CNET
Comentários