Em apenas três dias, o Google recebeu mais de 41 mil pedidos de cidadãos europeus para que os seus dados sejam retirados das pesquisas no site. O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) reconheceu em maio deste ano o direito dos cidadãos a serem “esquecidos” na internet.
A ação surge como resultado da decisão do TJUE, por considerar que o site deve responder aos pedidos dos utilizadores e apagar dados e informações pessoais processadas e armazenadas pelos seus servidores, caso os utilizadores do serviço entendam que tal conteúdo possa ser prejudicial.
Os efeitos da medida surgiram já a partir de 30 de maio deste ano, imediatamente após o Google liberar o formulário para solicitar o “direito ao esquecimento” na rede – para se ter uma ideia, neste mesmo dia, a empresa recebeu 12 mil pedidos.
Com o objetivo de cumprir a decisão do tribunal, a motor de busca mais famoso do mundo criou um formulário para facilitar o envio de queixas. A empresa garante, ainda, que cada pedido será analisado individualmente, embora não se comprometa com prazos para retirar as ligações, considerando que isso dependerá de cada pedido.
Importante lembrar que, por enquanto, a decisão é válida apenas no espaço da União Europeia!
Via Jornal iOnline
Comentários