O jornalismo online já dá sinais de consolidação no gosto popular: no Reino Unido, a consulta de notícias na internet já é mais popular do que a leitura nas versões em papel, é o que demonstra o estudo “News Consumption in the UK”, realizado pela reguladora Ofcom.
Segundo o relatório, 41% dos leitores britânicos acompanham a atualidade através de sites e aplicações, enquanto 40% ainda prefere utilizar o método convencional. A televisão mantém-se como a principal fonte de informação para 75% dos cidadãos.
Embora o número de leitores de jornais tenha sido mantido dentro dos valores verificados no último ano, o de leitores nas versões online cresceu significativamente. Segundo a Ofcom, os comportamentos do público mais jovem pode estar na origem destas alterações, visto que 60% dos britânicos com idades entre os 16 e os 24 anos recorrem aos sites e às apps – 40% acedem via mobile e 15% via tablet.
Entre os leitores com mais de 55 anos, a utilização de smartphones e de tablets é de apenas 15% e 7%, respetivamente, sendo público responsável pelo consumo de, em média, 196 horas de televisão por ano.
A regularidade do acompanhamento das notícias é mais reduzida entre os mais jovens, com 10% a admitirem não consultar informação regularmente. Entre os adultos, esta percentagem é de 5%, caindo para os 3% entre os leitores com mais de 55 anos.
Via Liga.teàMedia
Comentários