Durante o seu evento exclusivo em Beijing, o CEO da Xiaomi – Lei Jun – apresentou o primeiro tablet produzido pela fabricante, chamado MiPad. Este dispositivo apresenta-se, em termos de design, quase como que uma edição em plástico do iPad mini da Apple, chegando ao mercado com um ecrã e resolução igual ao mini tablet da Apple.
Embora o preço de mercado seja bastante baixo (240 dólares para a versão de 16GB e 270 dólares para a versão de 64GB), a Xiaomi não reduziu em nada as suas especificações, sendo este o primeiro tablet a nível mundial que vem equipado com o novo processador Tegra K1 da NVIDIA.
O novo K1 vem com um CPU quad-core Cortex A15 (2.2GHz), mas é em termos de GPU que acaba por se destacar de toda a concorrência, apresentando 192 núcleos CUDA. Este é o primeiro SoC móvel que apresenta um GPU ao nível de um computador através da arquitectura Kepler. A NVIDIA implementou ainda um quinto núcleo Cortex A15, que servirá para utilização em baixo consumo de energia.
Analizando as restantes especificações, o MiPad irá ter um erã de 7.9 polegadas (2048 x 1536 e 326ppi), 2GB de memória RAM LPDDR3, 16/64GB de memória interna (expansíveis em até 128GB através de cartão microSD), câmara traseira de 8 megapixels, câmara frontal de 5 megapixels e uma bateria de 6.700mAh. O MiPad irá correr a mais recente versão do software MIUI criado pela Xiaomi.
A Xiaomi não revelou quaisquer intenções de lançar o seu primeiro tablet a nível global, mas os utilizadores Chineses poderão adquirir o MiPad através do programa Beta a partir de Junho.
Comentários