Uma equipa de cientistas australianos descobriram um tratamento pioneiro para a apneia do sono, com o auxílio da tecnologia de impressão 3D criaram boquilhas que previnem as paragens da respiração durante o sono.
Este trabalho de pesquisa teve inicio com a parceria entre investigadores da CSIRO e a Oventus – companhia dentária australiana – e utilização a tecnologia de mapeamento 3D para criar um mapa digital da boca de cada paciente, tornando assim possível a produção de boquilhas únicas e 100% compatíveis com cada individuo.
Impressas em titânio e com uma camada externa em plástico de classe médica, estas boquilhas tem dois canais de ar distintos que permitem o fluxo interrupto de ar até à garganta. Espera-se que este avanço tecnológico seja disponibilizado ao público em geral durante o próximo ano, passando assim a ajudar milhões de pacientes que sofrem com apneia do sono.
“As possibilidades da impressão 3D são intermináveis e o facto de que agora conseguimos desenhar e criar boquilhas totalmente personalizadas para cada paciente é revolucionário”, disse John Barnes, especialista em impressão 3D da CSIRO.
Comentários