O Projecto Ara, iniciado pela Motorola antes de ser absorvido pelo grupo Google ATAP (Advanved Technology and Projects), está agora a fazer grandes progressos relativamente a um primeiro protótipo funcional de acordo com um artigo publicado pelo “MIT Technology Review“.
Alguns membros desta publicação do MIT visitaram os laboratórios da NK, um dos mais importantes a trabalhar no Projecto Ara, para poderem fazer uma análise mais detalhada sobre os avanços realizados no projecto que pretende criar o primeiro smartphone com hardware removível.
Apesar de ainda ser um projecto bastante recente, o primeiro protótipo funcional deverá ser lançado ainda este mês a tempo da primeira conferência de developers do Projecto Ara.
No artigo publicado pela “MIT Technology Review” podemos ler algumas informações extra sobre a unidade base e alguns dos módulos que já se encontram em funcionamento.
“Nas bancadas de trabalho encontram-se protótipos de módulos de memória, bateria e processadores, todos concebidos para deslizar facilmente no “esqueleto” de alumínio do smartphone. Existe também um protótipo de um módulo para câmara fotográfica com lentes infra-vermelhas que permitem fotografias nocturnas e outro que permite a leitura do nível de oxigénio no sangue através do deslize de um dedo.”
O artigo aborda ainda vários outros temas relativos ao Projecto Ara, explicando que este poderá ser um smartphone direccionado também para o mercado de developers devido ao seu baixo preço de mercado.
Nos dias 15 e 16 de Abril a Google irá realizar a primeira Project Ara Developer Conference, onde estarão presentes mais de 3,000 participantes.
Comentários