Os últimos rumores indicam que a Microsoft tornou o sistema operativo/operacional Windows Phone gratuito para algumas fabricantes, com o objectivo de conseguir ganhar algum terreno aos seus concorrentes Android e iOS.
Duas fabricantes de smartphones com base na Índia – Xolo e Karbonn – assinaram recentemente acordos com a Microsoft que lhes vai permitir lançar terminais com o Windows Phone com licenças gratuitas, de acordo com fontes do The Times of India.
Os relatos que indicavam que a Microsoft teria planos para tornar a licença do Windows Phone gratuita remontam já para Outubro passado.
A empresa norte americana recusou-se a comentar estas notícias, mas de acordo com o The Times of India existem já várias fontes relacionadas com esta indústria que têm conhecimento destas negociações.
Aparentemente a Microsoft cobra entre $5 e $30 por cada dispositivo com o Windows Phone e caso estas notícias se venham a confirmar, torna-se claro que a Microsoft pretende passar a ver no mercado dos smartphones muitos mais terminais de preço acessível equipados com o seu sistema operativo.
De acordo com os rumores que circularam na internet em Outubro a HTC é uma das fabricantes nesta lista, enquanto a Karbonn prometeu já que o seu primeiro smartphone com dual-boot será lançado durante o Verão deste ano.
O chefe de marketing da Huawei revelou numa entrevista dada à TrustedReviews que o primeiro smartphone dual-OS (Android e Windows Phone) da fabricante deverá estar disponível durante o segundo trimestre deste ano.
Comentários