Um asteroide recém-descoberto passará bem perto da Terra hoje (5 de março), perto o bastante para ficar entre o nosso planeta e a órbita da Lua, apesar de não estar em rota de colisão com qualquer um destes corpos celestes. Poderemos acompanhar o rápido encontro com o asteroide ao vivo, pela internet.
O 2014 DX110 passará pela Terra em torno das 18 horas da tarde no horário oficial de Brasília (16h no leste dos Estados Unidos, 21h em Portugal continental), apenas alguns dias após sua descoberta — realizada em 28 de fevereiro — por astrônomos que operavam o telescópio Pan-STARRS 1, no Havaí, um dos aparelhos destinados à busca e identificação das trajetórias dos objetos próximos da Terra (near-Earth objects).
A explosão de um meteoro sobre a cidade de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, deixou clara a importância de programas espaciais que vasculhem os céus procurando objetos que ofereçam risco aos habitantes da Terra. (A explosão em questão deixou mais de mil pessoas feridas, a maioria por estilhaços de vidro das janelas destruídas pela onda de choque.)
Cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estimam que o 2014 DX 110 tenha cerca de 30 metros de comprimento e que o ponto de sua trajetória atual mais próximo da Terra esteja a 350 mil quilômetros do planeta. Para efeito de comparação, a distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 385 mil quilômetros.
Dois serviços online tentarão transmitir a passagem do asteroide: observatório Slooh e o Virtual Telescope Project. Quem quiser poderá assistir a ambos no portal Space.com, feita a ressalva de que as condições meteorológicas nos locais onde se encontram os observatórios podem não fornecer um grau de visibilidade adequado à apreciação do fenômeno.
Fonte: LiveScience
Make It Clear Brasil
Um apoio ao livre pensamento e a um entendimento do mundo baseado em evidências
Comentários