TecheNet
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS
Sem resultados
Ver todos os resultados
TecheNet
Sem resultados
Ver todos os resultados

Portugal Pioneiro – Energy Box

Ana Bravo por Ana Bravo
21/01/2014 - Atualizado a 06/03/2021
Em Sustentabilidade





Os tradicionais contadores de electricidade vão desaparecer e dar lugar a uma “Energy Box”, uma caixa/contador que permite fazer a telecontagem dos consumos de energia, ter acesso a informação detalhada sobre o consumo, possibilitando ao consumidor conhecer as horas do dia em que mais consome e aquelas em que pode usar electricidade a um preço mais favorável.

Esta informação vai permitir que a factura de energia eléctrica tenha por base consumos reais, recolhidos de forma automática e com periodicidade mensal.

Será o próprio consumidor a realizar alterações contratuais de potência, ciclo, ou tarifário, sem a necessidade de deslocação de pessoal especializado. Pode ainda consultar a análise do seu padrão de consumo ou fazer simulações de ciclos horários, sendo até possível a programação de avisos automáticos em função de parâmetros definidos por si. Para quem faz micro produção de energia eléctrica a Energy Box permitirá a consulta de balanços energéticos da habitação, podendo identificar, de forma simples, os períodos em que é consumidor e os que é produtor.

A empresa de serviços energéticos poderá, por causa deste sistema, oferecer aos seus clientes serviços e planos de preços permanentemente adaptados aos diversos perfis e necessidades de consumo, bem como acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico.
O projecto está a ser desenvolvido por um consórcio industrial, que tem como principal parceiro a EDP. Na fase piloto são feitos os respectivos ajustes, bem como definidos os preços a pagar pelos clientes aquando da instalação da Energy Box, que não irá obrigar a alterar os electrodomésticos nem qualquer instalação eléctrica em casa.

Sem conhecer ainda os custos totais envolvidos, sabe-se que a fase-piloto implica um investimento de 12 milhões de euros, não se sabe por quanto ficará para os seis milhões de consumidores, é possível adiantar quais as vantagens, quer para operadores comerciais quer para os consumidores.

Por princípio, todos terão uma caixa igual, que permite fazer a telecontagem, evitando desse modo as leituras em casa e mesmo as estimativas que surgem nas facturas, que tantas vezes obrigam a acertos no final do ano. Com a Energy Box, a leitura é permanente e envia a informação actualizada para uma central comercial do operador.

Os novos contadores vão ter um interface de comunicação, “um pequeno ecrã a instalar num ponto de referência da casa que vai alertando para um consumo exagerado ou não, em determinado momento.

Uma das vantagens apresentadas pela Energy Box é a hipótese de mudar de operador com um simples telefonema, abrindo assim as portas ao mercado concorrencial, além de melhorar muito a qualidade do serviço.

A Energy Box vai ter várias versões, desde a mais simples à mais complexa. Ou seja, como tem capacidade de receber inteligência, esta ser-lhe-à acrescentada em módulos, de acordo com as exigências dos consumidores.

Mas, a EnergyBox, tem ainda outras vantagens para os consumidores, algumas, se não no imediato, pelo menos a médio prazo: programação da energy box para fazer a gestão dos consumos dentro de casa, para que se tenha um consumo de electricidade mais eficiente. Por exemplo, apagar determinadas lâmpadas que ficaram ligadas por descuido; também permite a monitorização e controlo de toda a rede de baixa tensão e assim fazer uma gestão mais eficiente da rede.

Vários países já estão interessados no projecto

Energy Box é a face mais visível do InovGrid – um projecto da EDP que está já a despertar a curiosidade de outros países mais atrasados nesta área.

Na Europa, apenas Itália dispõe de um sistema semelhante, que se limita à telecontagem, mas é pouco flexível. Espanha, França e Alemanha também estão a desenvolver projectos.

O InovGrid visa dar as melhores respostas à microprodução e que resultou de um consórcio industrial em que participam a Efacec, a Janz, a Logica, a No Limits e o INESC Porto.

Contadores com novas capacidades

A Energy Box, que começou a substituir os actuais contadores a partir de 2010, acabará com a presença dos funcionários da EDP a fazerem a leitura do consumo e também com a ida a casa dos consumidores para o corte de energia.

Sistema em cadeia

O sistema a implementar pela EDP funciona em cadeia. Na base, estarão os novos contadores que passam a informação até um ponto de transformação. Daí a informação será enviada para dois sistemas, o comercial e o técnico.

É uma boa ideia, apresenta-se como vantajosa… aguardam-se resultados e conclusões!

Imagem cortesia de Free Digital Photos

Tags: contadoresenergy boxinformação detalhada consumotelecontagem
PartilhaTweetEnvia
Ana Bravo

Ana Bravo

, formada em Relações Públicas e Publicidade, tem formação em Jornalismo radiofónico, é formadora certificada e dá formação em diversas áreas de Desenvolvimento Pessoal. É colaboradora do Jornal Boas Notícias para onde escreve há 2 anos a rubrica ABC da Poupança. É colaboradora na LOC (Liga Operária Católica) desenvolvendo workshops de finanças pessoais para pessoas no limiar da pobreza. Siga-a no Google +

Artigos relacionados

Canon aposta em aço reciclado para reduzir emissões e promover sustentabilidade
Sustentabilidade

Canon aposta em aço reciclado para reduzir emissões e promover sustentabilidade

04/03/2025
Tcl recebe certificação ouro ecovadis 2025
Sustentabilidade

TCL recebe certificação ouro EcoVadis 2025

18/02/2025
Inpost adota aço reciclado para reduzir emissões de carbono
Empresas

InPost adota aço reciclado para reduzir emissões de carbono

22/01/2025
"à velocidade do sol": projeto impulsiona educação energética
Sustentabilidade

“À Velocidade do Sol”: projeto impulsiona educação energética

30/12/2024
Score e onbluenet unem forças para promover soluções sustentáveis
Empresas

SCORE e Onbluenet unem forças para promover soluções sustentáveis

16/12/2024
Lidl portugal premiado por promover pesca sustentável
Empresas

Lidl Portugal premiado por promover pesca sustentável

16/11/2024

Comentários

Promoções interessantes

Philips serie 2300
Promoções

A máquina de café Philips Serie 2300 está em promoção e promete surpreender

26/04/2025
Jbl tune beam ghost 2
Promoções

JBL Tune Beam Ghost 2 oferecem som imersivo e autonomia de topo por apenas 81€

25/04/2025
Xiaomi poco x7 pro
Promoções

Esta promoção da POCO deixa o X7 com especificações topo por 238€

16/04/2025
QNAP

Mobilidade Elétrica

Xiaomi su7 ultra racing kit (2)

Xiaomi conquista Nürburgring: Curva própria e carros em teste

por Vitor Urbano
11/05/2025

Se associas a Xiaomi apenas a telemóveis e outros gadgets tecnológicos, prepara-te para uma surpresa que te vai deixar a...

Byd condução autónoma

Atenção Tesla: BYD ultrapassa em vendas na Alemanha e Reino Unido

por Vitor Urbano
07/05/2025

Se segues o mercado dos veículos elétricos, sabes que a BYD, gigante chinesa, tem vindo a dar cartas globalmente. Mas...

Maruti suzuki e-vitara

Lançamento do Maruti Suzuki e-Vitara adiado para o terceiro trimestre de 2025

por Vitor Urbano
29/04/2025

O tão aguardado e-Vitara da Maruti Suzuki, o primeiro modelo 100% elétrico da marca, vai demorar mais tempo a chegar...

Pvy z20 pro evo

PVY Z20 Pro Evo: A bicicleta elétrica dobrável que promete versatilidade

por Vitor Urbano
29/04/2025

A mobilidade urbana tem vindo a evoluir a um ritmo acelerado, e as bicicletas elétricas têm conquistado cada vez mais...

Guias Techenet

Transforma o teu tablet: os melhores teclados bluetooth em 2025

Portáteis até 200 euros: Guia para encontrares o ideal em 2025

A revolução dos ecrãs AMOLED em smartphones baratos: vê os melhores!

Explorando as melhores ferramentas tecnológicas para aprender inglês online

Cartório: Conheça Seus Diferentes Tipos, Funções e Serviços

Registar a sua Marca em Portugal

Como realizar a recuperação de dados de um conjunto RAID Synology quebrado?

Techenet LOGO
  • Quem somos
  • Fale connosco, envie a sua pergunta aqui
  • Termos e condições
  • Política de comentários
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Mobile
    • APPLE
    • APPS
    • GOOGLE
    • HUAWEI
    • ONEPLUS
    • SAMSUNG
    • XIAOMI
  • Tech
    • AUTOMÓVEIS
    • MOBILIDADE ELÉTRICA
    • IMAGEM & SOM
    • ENTREVISTAS
  • Gaming
  • IA
  • Opinião
  • Segurança
  • Negócios
    • EMPRESAS
    • CRIPTOMOEDAS
    • MARKETING
  • Mais
    • ARTE E CULTURA
    • DICAS
    • LIFESTYLE
    • DIREITOS COM CAUSA
    • INTERNET
    • GUIAS
    • PROMOÇÕES
    • REVIEWS
    • SUSTENTABILIDADE
    • TUTORIAIS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.