A Panasonic apresentou no CES 2014 , que decorre em Las Vegas, a nova Lumix TZ60, a câmara com visor incorporado mais fina do mundo, a nova Lumix TZ60. Esta câmara, reconhecida pela sua ampla versatilidade de zoom ótico de 30x (equivalente a uma 24-720 mm em câmaras de 35mm) vem acompanhada da sua irmã mais nova, a TZ55 de 20x. Com estes dois modelos, o fabricante japonês amplia a gama de compactas TZ, conhecida pela grande versatilidade da sua objetiva e a facilidade para partilhar fotos e vídeos.
O seu design compacto faz da Lumix TZ60 a câmara com visor incorporado mais fina do mundo, mostrando assim a consolidação da Panasonic no âmbito da ótica. Tendo a TZ40 como antecessora, este modelo apresenta funções avançadas em grande destaque, próprias de gamas profissionais, como o anel de controlo da objetiva, a compatibilidade com os formatos RAW ou o assistente de foco (focus peaking). Também se destacam as suas capacidades criativas como, entre outras, o Controlo Criativo, o Retoque Criativo e o Panorama Criativo. O modelo dispõe também de um Macro Zoom de 3cm.
Outro dos elementos mais notáveis da TZ60 é o sensor MOS de alta sensibilidade de 18,1 megapixéis, integrado tanto para conseguir uma grande qualidade de imagem como um rápido processamento. O sistema de Redução de Ruído (NR, as siglas em inglês) do processador Venus Engine permite uma notável redução do ruído sem perder os detalhes das zonas mais escuras. Este sistema funciona também nas imagens tiradas a alta sensibilidade, inclusive com ISO de 6400 (extensivo). O multiprocessador de Redução de Ruído funciona em duas fases, permitindo uma redução mais nítida. A textura do ruído, seja qual for o seu tamanho, é melhorada com esta função como, por exemplo, na reprodução da pele humana.
O Venus Engine, por sua vez, permite à TZ60 disparar a 10fps com uma resolução completa de 18,1 megapixéis, o obturador a 5fps e o autofoco contínuo. Este sistema também permite a gravação de imagens nítidas em Full HD 1.920×1.080 50p. O vídeo de alta velocidade a 100 fps em qualidade HD é uma das resoluções de gravação que podem ser selecionadas para adaptar o vídeo ao movimento dos objetos.
Uma das grandes melhorias da TZ60 em respeito ao modelo anterior encontra-se no ativador do motor de AF que permite, pela primeira vez numa câmara digital Lumix, uma focagem de alta velocidade a 240 fps. O resultado é auto focagem a uma velocidade maior, de aproximadamente 20% em teleobjetiva e grande angular.
Este novo modelo destaca-se também por incorporar a objetiva LEICA DC VARIO-ELMAR de 24mm grande angular (equivalente a uma 24-720mm em câmaras de 35mm), com um potente zoom ótico de 30x. Graças ao sistema de Resolução Inteligente, o Zoom Inteligente permite que este novo modelo alcance um rácio de zoom de até 60 aumentos, com uma deterioração mínima da qualidade de imagem combinando-o com o zoom digital.
De forma a incrementar a estabilização da imagem, a Panasonic melhorou a tecnologia da TZ40 e introduziu o avançado sistema HYBRID O.I.S.+ (Hybrid Optical Image Stabilizer Plus), que elimina com grande eficiência os efeitos do tremor da mão, tanto nas fotos como nos vídeos.
Este sistema, por outro lado, corrige e compensa de forma muito efetiva os movimentos não desejados que podem acontecer durante a gravação de vídeo: horizontais, verticais, rotação axial, rotação vertical e rotação horizontal. A função de disparo nivelado deteta a linha horizontal da imagem e mantém-na, inclusive nas gravações sem luz, a partir de um ângulo muito elevado.
A aposta na conectividade
Graças à conexão Wi-Fi e à tecnologia NFC (Near Field Communication), os utilizadores podem conectar a câmara ao smartphone ou tablet em qualquer lugar, de forma tão simples como aproximando os dispositivos, sem necessidade de ligar um cabo ou ter qualquer ponto Wi-Fi. Por outro lado, graças a este sistema os smartphones e tablets podem ser utilizados como um segundo monitor da câmara e controlar elementos como focagem, zoom ou obturação através do sistema GUI (Graphic User Interface). O utilizador também pode gravar um vídeo enquanto vê as imagens em tempo real nestes dispositivos.
O NFC não só permite controlar a câmara de forma remota como também torna possível transferir os arquivos até dispositivos que o utilizador escolha, sempre de uma forma simples e rápida. Para evitar problemas de armazenamento, a TZ60 transfere automaticamente os ficheiros para um computador ou qualquer outro dispositivo compatível da Panasonic através de Wi-Fi quando o utilizador o coloca a carregar. A câmara apenas transfere as fotografias novas.
A Lumix TZ60 está equipada com um GPS integrado e um sistema de navegação global por satélite (GLONASS) de forma a oferecer uma localização de maior precisão. O GPS trabalha em conjunto com um dicionário geográfico interno que informa os amantes de viagens os dados sobre a sua localização. Assim, com este modelo qualquer utilizador poderá ficar a saber da região, país, cidade e zona de referência em que se encontra. Posteriormente, as fotografias são armazenadas por pastas e são classificadas por ordem alfabética segundo a zona em que foram tiradas. Este sistema também permite transferir as distâncias das viagens pelo Google Earth.
Alta funcionalidade para uma maior liberdade criativa
A TZ60 permite um Controlo Manual total quando o utilizador seleciona o Modo Manual e os programas AE, Prioridade de Abertura AE ou o modo de Prioridade de Velocidade de Obturação AE. O anel de focagem da objetiva facilita estas funções e permite o controlo da abertura, a velocidade de obturação, maior precisão na focagem, controlo dos filtros, seleção do modo, etc.
Para uma focagem manual correta, a TZ60 incorpora um assistente de focagem (Focus Peaking) que mostra na imagem as zonas que se encontram no ponto de foco. Pode ser regulado com intensidade alta, baixa ou desligada, além de se visualizar com cor azul, branca ou laranja, dependendo do ambiente fotografado. Esta função pode ser utilizada a partir de smartphones e tablets desde a conexão Wi-Fi, tanto para fotografia como para vídeo.
Por outro lado, o visor incorporado de 0,2 polegadas e uma resolução de 200K oferece 100% do campo de visão. Como funcionalidade profissional, permite ao utilizador enquadrar e ver a imagem, incluindo com muito sol.
Por outro lado, e pela primeira vez na série TZ, a Panasonic inclui a possibilidade de tirar fotografias em formato RAW. O software SILKYPIX Developer Studio 4.1 SE permite passar as imagens RAW para o formato JPEG com muito mais qualidade. Incluindo as imagens de alta sensibilidade são produzidas com grande nitidez e o mínimo de ruído. Este software realiza um processamento de JPEG de grande qualidade e permite aos utilizadores ajustar imagens de 16 bits e convertê-los em JPEG com o mínimo de deterioração de imagem.
Os filtros e efeitos são outras das funcionalidades que mais criatividade concede às fotografias. Assim, a nova TZ60 inclui 15 filtros entre os quais se destacam o Controlo Criativo, o Retoque Criativo ou o modo Panorama criativo que permite realizar fotografias panorâmicas de forma vertical e horizontal, aplicando 12 filtros para conseguir imagens totalmente personalizadas.
A menor da série, agora com Wi-Fi e ecrã rotativo
A ampliação da gama TZ da Panasonic é completada pela TZ55 que em 2014 inclui notáveis melhorias em respeito à sua antecessora, a TZ35. O novo modelo do fabricante japonês mantém o potente zoom de 20 aumentos (equivalente a uma 24-480mm em 35mm), o que oferece à mais pequena da série uma grande versatilidade com esta objetiva ultra grande angular.
Com um sensor MOS de alta sensibilidade de 16 megapixéis, a nova TZ55 pode realizar gravação de vídeo em Full-HD 1920×1080. Como principal melhoria em respeito ao modelo anterior, esta nova LUMIX inclui conexão Wi-Fi, o que permite a ligação a smartphones e tablets para transferência de arquivos e utilizar ambos dispositivos como controlo remoto. A segunda grande novidade é o ecrã de 3 polegadas rotativo a 180 graus e com 460K de resolução.
Comentários