Nelson Mandela morreu esta noite aos 95 anos, depois de uma prolongada luta contra a doença. O herói sul-africano e Prémio Nobel da Paz faleceu num hospital de Pretória. Madiba foi vitimado por uma infecção pulmonar, não resistindo ao seu terceiro internamento este ano. A sua morte foi anunciada pelo presidente sul-africano Jacob Zuma.
Mandela foi o primeiro Presidente negro da África do Sul e conseguiu evitar que a transição do Apartheid para a democracia se fizesse sem um banho de sangue. Esse feito que lhe valeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com Frederik de Klerk em 1993. Tendo passado 27 anos preso, o célebre prisioneiro 46664 emergiu como o pai da nova África do Sul.
A sua importância histórica à escala global é incontornável, sendo um dos poucos símbolos reconhecidos unanimemente enquanto estadista e homem de paz.
O Centro de Memória Nelson Mandela (Nelson Mandela Centre of Memory) permite que todos quantos se sintam tocados pelo desaparecimento do seu fundador possam expressar as suas condolências. Se for esse o seu caso, entre na webpage do centro e no final da mensagem em que é anunciado o desaparecimento de Madiba escreva a sua mensagem, depois de deixar o nome e o mail.
Na página, depois de anunciar a morte de Mandela, é deixado este testemunho:
“Queremos expressar nossa tristeza neste momento. Não há palavras para descrever adequadamente essa perda enorme para o nosso país e para o mundo. Damos graças por sua vida, sua liderança, sua devoção à humanidade e causas humanitárias. Saudamos o nosso amigo, colega e camarada e agradecê-lo por seus sacrifícios para a nossa liberdade. Nós, as três organizações de caridade que ele criou, gamo-nos dedicar a continuar a promover o seu legado extraordinário.”
Comentários