Uma equipe de pesquisadores conseguiu parar e reverter o processo de envelhecimento. Os cientistas, ao estudarem o DNA, descobriram como restabelecer a comunicação entre o nosso genoma (clássico) e o nosso genoma mitocondrial graças á molécula NAD (Nicotinamide adenine dinucleotide) que existe em grande quantidade quando somos jovens e que começa a diminuir a partir dos 20 anos.
Nos testes realizados em ratos, os pesquisadores, conseguiram parar e reverter o processo de envelhecimento. Os ratos idosos, submetidos ao tratamento, ficaram mais enérgicos, aumentaram a sua capacidade muscular, as doenças inflamatórias típicas da idade diminuiram (artrite, fadiga muscular e etc. ) e até desapareceram (diabetes).
De acordo com o professor David A. Sinclair, este “tratamento” permitirá aos seres humanos uma vida mais longa e saudável, além de ficarem menos sujeitos às doenças relacionadas com o envelhecimento.
Para já o estudo só foi realizado em cobaias, os testes em seres humanos deverão começar em 2014, desde que os investigadores consigam financiamento suficiente.
Para mais informações leia o estudo completo:
Fonte: Cell
Comentários