Yasha Hank é o nome do “cineasta” que resolveu fazer um filme stop motion, como tributo ao falecido CEO da Apple Steve Jobs.
O jovem tem apenas 14 anos de idade e adora trabalhar com a app para iPad Foldify, que permite criar figuras 3D imprimíveis usando apenas o tablet da Apple, uma impressora padrão e alguma capacidade para fazer dobras.
Steve Jobs é um dos heróis de Yasha Hank e por isso, no passado mês de maio, o jovem resolveu prestar-lhe uma homenagem. Para tal criou uma série de figuras de personagens de shows animados e filmes (quase todos da Pixar) e criou um filme stop motion* representando um excerto do famoso discurso de Jobs, na cerimónia de formatura da universidade de Stanford (EUA), em 12 de junho em 2005.
O vídeo não é uma obra prima da arte cinematográfica, mas a sua simplicidade e o facto (fato) de ser um tributo a Steve Jobs fazem com que mereça a sua atenção.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre o jovem Yasha Hank visite a sua página no Facebook
A app foldify pode ser descarregada na App Store
Via: http://welovestopmotion.com
* Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro), usando como recurso uma máquina de filmar, uma máquina fotográfica ou um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema, o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável, visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Comentários