Porque a vida não é só tecnologia e porque existem outras artes que merecem ser apreciadas, hoje, tenho para apresentar broas doces da figueira.
A doçaria tradicional em algumas regiões de Portugal é muito vasta e rica em termos de sabor e variedades dos ingredientes, como tal esta é uma das receitas tradicionais de referência. Estas broas são por norma confeccionadas na altura dos Santos (dia 1 de Novembro). Espero que goste.
Ingredientes:
250 gramas de farinha de milho
500 gramas de farinha de trigo
1 pacote de fermipam ou fermento padeiro
300 gramas de açúcar
600 gramas de abóbora-menina
3 colheres de sopa de azeite
sal – q.b.
passas e nozes – q.b
Preparação
Descasque a abóbora, corte-a em pedaços e coza-a em água temperada com sal. No fim de cozida escalde a farinha de milho, juntamente com a abóbora e com um pouco de água da cozedura. Deixe arrefecer pelo menos durante uma hora. No fim de a massa estar completamente fria, junte a farinha de trigo, o fermento e o açúcar.
Amasse cuidadosamente e sempre que necessário, junte água da cozedura. No fim de bem amassado,tape bem o recipiente, deixe levedar até que a massa duplique o volume, junte á massa as passas cortadas e tenda numa tijela as broas pequenas, ou grandes ( ao gosto). Leve ao forno durante uma hora num tabuleiro untado de azeite ou margarina.
Bom Apetite!
Escala Receita:
Tempo de Preparação: Duas Horas
Número de Pessoas:10
Dificuldade: média
Enquanto espera que o forno coza as broas,aproveite e leia as notícias da semana do TecheNet que seleccionámos para si:
Círculos misteriosos são vistos no Rio de Janeiro
Top 5 vídeos inspiração do mês
Comentários