O primeiro plástico auto-regenerador, foram os “nuetros hermanos” espanhóis que criaram! Um plástico que pode ser cortado ao meio e depois deixado para se regenerar a si próprio sem qualquer intervenção exterior. Por causa desta capacidade de auto regeneração foi chamado de “Exterminador” uma homenagem ao famoso filme em que o robot mudava de forma e se auto regenerava. Esta criação pode permitir que os objectos de uso diário tais como brinquedos, automóveis, artigos eléctricos desde culinários a lazer tenham uma extensão de prazo tão grande que diminua o impacto que este tipo de artigos tem no ambiente quando deitados no lixo. Evita custos de reparação o que faz dele uma ainda maior e melhor criação.
Os testes mostram que este tipo de plástico “Exterminador” pode reparar-se quase completamente quando as duas peças partidas são pressionadas uma contra a outra e deixadas em repouso por 2 horas. Uma vez unidas de novo o plástico pode ser manualmente esticado sem quebrar ou danificar.
Veja o video do plástico a auto regenerar-se!
Imagine este plástico ser adicionado a partes de carros, casas e aparelhos eléctricos! Uma vez que este material é extremamente mole os cientistas estão a trabalhar no desenvolvimento de uma versão mais dura e forte a fim de poder ter outras aplicações industriais.
Compostos semelhantes forma usados para criar pele artificial e ainda texteis à prova de água com a capacidade de se regenerarem quando estragados no entanto todas as tentativas precisaram de algum tipo de intervenção exterior complementar para poder ser iniciado o processo de regeneração
Imagem Cortesia de Free Digital Photos
Comentários