A Tesla prepara-se para fazer “um grande anúncio” no dia 20 de junho mas até lá o seu fundador já foi deixando algumas pistas: pode tratar-se de “um novo meio de transporte” super-rápido e chama-se Hyperloop e pode percorrer os 558 quilómetros de distância entre São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos, “em menos de meia hora”.
Elon Musk, o fundador da fabricante de carros elétricos de luxo Tesla, afirmou numa entrevista que está a trabalhar no Hyperloop, um novo meio de transporte super-rápido que não é um avião nem um automóvel, nem um comboio nem um barco. “É um quinto meio de transporte”, afirmou em declarações à cadeia de televisão norte-americana CNBC.
O conceito do Hyperloop, conforme o descreve o seu criador, “é um cruzamento entre o Concorde, um canhão eletromagnético e uma mesa de Air Hockey”.
O Concorde foi o primeiro avião de passageiros supersónico e equipou as companhias aéreas Air France e British Airways e era conhecido por ser extremamente caro de operar. Colecionou vários recordes de velocidade da aviaç\ao comercial. Deixou de voar a 24 de Outubro de 2003 após um grave acidente três anos antes.
O canhão eletromagnético é um sistema que utiliza a eletricidade para impulsionar uma munição entre dois trilhos metálicos. Utilizando este sistema de propulsão eletromagnética, a marinha dos Estados Unidos já anunciou ter conseguido disparar um projétil de 3,5 quilos a sete vezes a velocidade do som (Mach 7).
Finalmente, a mesa de Hair Hockey encontra-se em algumas casas de diversão. É aquele jogo em que um disco desliza sobre uma mesa de ar frio que diminui o atrito.
Que será então o Hyperloop? Provavelmente iremos sabê-lo a 20 de junho. Até lá só podemos especular. Na entrevista citada Elon Musk afirma que o custo do projeto não será muito caro. Mostrou-se mesmo crítico em relação ao projeto de alta-velocidade que está a ser construído na Califórnia – que não será tão rápido como os existentes na Europa e na Ásia – e que tem um custo estimado de 100 bilhões (100 mil milhões) de dólares. O Hyperloop, afirma, “custaria um décimo do preço”.
Comentários