A Facebook está a contatar 6 milhões dos seus usuários para lhes dizer que os seus contatos de mail e telefónicos foram inadvertidamente partilhados com outros. O bug ocorreu com a ferramenta “transfere uma cópia dos teus dados” e foi corrigido em 24 horas.
Apesar de ter reagido rapidamente, a Facebook não impediu que os dados de seis milhões dos seus usuários fossem partilhados com outros, o que tem sido aproveitado por cibercriminosos para realizar ações de spam.
O que aconteceu foi fundamentalmente que ao ser descarregada uma cópia dos seus dados, a ele vieram associados informação do email e do número de telefone de outras pessoas a que está de alguma forma ligado no Facebook
Se tem recebido na sua caixa de correio mais spam do que era habitual é muito provável que venha a receber um contato via email do Facebook a explicar o problema. Pelo menos isso, a empresa está a dar a cara. “Isto é algo que nos preocupa e que nos embaraça”, diz a empresa detentora da maior rede social do mundo num post colocado no seu blog sobre questões de segurança. “Vamos trabalhar arduamente para garantir que nada do género volte a acontecer”.
O Facebook é a maior rede social do mundo e tem tido um crescimento muito rápido no Brasil, podendo vir este país a ocupar rapidamente a posição número um no ranking da rede social.
Conheça a explicação do Facebook:
“Descrever o que causou o bug pode ficar muito técnico, mas queremos explicar como isso aconteceu. Quando as pessoas carregam as suas listas de contatos ou listas de endereços para o Facebook, tentamos combinar esses dados com as informações de contato de outras pessoas no Facebook, a fim de gerar recomendações de amigos. Por exemplo, nós não queremos recomendar às pessoas para convidar contatos que já estão no Facebook, em vez disso, queremos recomendar que convidem esses contatos para serem seus amigos no Facebook.
Por causa do erro, algumas das informações usadas para fazer recomendações de amigos e reduzir o número de convites que enviamos foram inadvertidamente armazenadas em associação com as informações de contato de outras pessoas, como sendo parte da sua conta no Facebook. Como resultado, se uma pessoa fez o download de um arquivo de sua conta do Facebook através da nossa ferramenta Baixe suas Informações (DYI – Download Your Information) , podem-lhe ter sido fornecidos com endereços de e-mail adicionais ou números de telefone dos seus contactos ou de pessoas com quem eles têm alguma conexão. Estas informações de contacto foram fornecidas por outras pessoas no Facebook e não eram necessariamente exatas, mas foram inadvertidamente incluídas com os contatos da pessoa que usou a ferramenta DYI.”
Via CNET
Comentários