O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, informou nesta última sexta-feira (17) que nenhuma das quatro maiores empresas de telefonia móvel cumpriu a meta mínima de qualidade para o serviço de dados na telefonia móvel durante os últimos meses de 2012. Rezende afirmou ainda que todas as empresas que não cumpriram a meta serão punidas com multa.
Ainda não se sabe de quanto será o valor da multa, tendo em vista que a Anatel precisará estudar cada caso individualmente. No entanto, a previsão é de que a agência informe de quanto será a multa já nos próximos dias. “Nossa área técnica vai levantar todas as empresas que descumpriram, mês a mês, desde setembro do ano passado. Essa punição será aplicada anualmente”, explicou Rezende.
De acordo com um relatório divulgado pela Anatel, as operadoras estão em média três pontos percentuais abaixo da meta de qualidade estabelecida pela Anatel. A TIM, por exemplo, conseguiu reduzir o número de queixas registradas de 3.500 por mês para 3.000, continuando no topo da lista de empresas com mais reclamações registradas na agência. Em segundo lugar ficou a Claro, que também conseguiu reduzir o número de reclamações que ficavam em torno de 2.000 para pouco mais de 1.500. Já o terceiro e o quarto lugar ficou por conta da Oi e da Vivo, respectivamente.
O relatório indica ainda que o acesso à internet e ao pacote de dados continua sendo o maior alvo de reclamações de usuários contra as companhias. O presidente da Anatel avisou que, assim que o valor das multas for divulgado, as empresas poderão questionar as medidas.
Comentários