Depois da Google ter anunciado ontem pequenas mas cirúrgicas alterações à sua rede social, foi hoje a vez do Facebook anunciar uma mudança radical da Feed de Notícias. Este recurso foi redesenhado para separar os fluxos de conteúdo em múltiplas categorias e optimiza a interface do usuário com uma forte inspiração no design das aplicações móveis do Facebook (iOS e Android). Conheça de seguida o que pode esperar da nova cara do Facebook.
Descrevendo o objectivo da nova Feed de Notícias como o fornecimento de um “jornal personalizado”, Mark Zuckerberg referiu que este recurso está sendo alterado para tirar proveito de mais fotos e partilha de conteúdo visual, bem como a diferença entre histórias pessoais e mensagens de figuras públicas.
“Nós queremos ver as actualizações de nossos amigos, mas também queremos ter acesso a actualizações de publicações de terceiros”.
O CEO do Facebook notou que metade dos “posts” presentes na Feed de Notícias são fotos e conteúdo visual, o que justifica o trabalho que equipa do Facebook desenvolveu de modo a tornar as fotos e álbuns maiores de modo a lhes dar maior realce. Os artigos também foram expandidos para incluir uma síntese mais completa e o logotipo da publicação. O Facebook está igualmente a trabalhar para que o conteúdo compartilhado por serviços de terceiros como o Pinterest seja mais atraente.
Na nova versão do Facebook quando várias pessoas partilham algo como um artigo, é possível passar o rato sobre os ícones de perfil no lado esquerdo, permitindo revelar o que cada um dos perfis tem referido sobre o link. Sem surpresa, estas imagens mais proeminentes e resumos serão aplicadas também aos anúncios.
Além da reformulação visual, o Facebook também está a tentar tirar vantagem de seu sistema do “Gosto” (Like) e múltiplos fluxos de informações a partir de aplicações ou grupos diferentes de amigos. Simultâneamente com actualizações dos amigos do usuário , o Facebook vai começar a incluir artigos recomendados ou outro conteúdo de pessoas ou páginas que os mesmos estão interessados - o exemplo dado foi ver artigos sobre Taylor Swift se o usuário tiver previamente gostado desta artista no Facebook.
Uma lista de várias feeds é agora mostrada à direita, onde se pode encontrar as mensagens de amigos relativamente a elementos como fotos, músicas ou jogos. Foi ainda adicionada uma novo feed dedicada a todas as pessoas que você segue, mas não são seus amigos.
A aparência nova do Facebook encaixa-se num paradigma baseado em jornal/magazine centrado à base de imagens ou se quiser conteúdo multimédia. A imprensa especializada referiu que o Facebook foi desenhado com bastantes inspirações no Google+ – mas a rede social está a ir buscar claramente ideias às suas versões móveis (para Android e iOS).
A nova feed de notícias será migrada ao longo de hoje na versão web para computadores, e uma versão móvel com as alterações virá nas próximas semanas. Contudo, é natural que alguns usuários recebam as alterações antes que outros. Por esta razão, se ainda não recebeu as novas alterações, tente amanhã.
Comentários