A rede Messenger foi dos primeiras recursos “user-friendly” para troca de mensagens instantâneas (chat). A popularidade que conseguiu em pouco tempo a uma escala mundial tornou-o na maior rede de chat do mundo. Claro que entretanto surgiram outras alternativas viáveis como o Google Talk, Skype e até o próprio chat do Facebook. O legado será continuado pelo Skype que tem agora o papel de substituir o veterano serviço de Chat da Microsoft. Mas será que o serviço de Messenger vai ser imediatamente desligado?
Surgiram recentemente relatos de que a Microsoft iria acabar com o seu serviço Messenger em 15 de Março, obrigando todos os seus usuários (excluindo daqueles que residem na China) a passarem a usar o Skype para enviar mensagens instantâneas. Esta informação é proveniente de um e-mail que a Microsoft começou a enviar para os usuários do Messenger informando-os sobre a necessidade de migrar do Windows Live Messenger para o cliente Skype de modo a continuar a conversar com os seus amigos.
Este email levantou um problema de imediato. E o que irá acontecer a todos os usuários que não usam o cliente oficial do Messenger para Windows? Por exemplo, o Windows Phone integra o serviço de Messenger no seu hub de mensagens, mas não se consegue ligar à rede de Skype. Da mesma forma, o Xbox tem pontos onde existe uma integração com o Messenger. E claro existem também inúmeros clientes de terceiros compatíveis com a rede de Messenger. Alguns exemplos desses clientes incluem o Pidgin, Adium, Digsby, e Trillian.
Se a Microsoft fosse realmente encerrar o serviço de Messenger em 15 de março, todos estes clientes iriam instantaneamente deixar de funcionar. Mas será que é isto que vai acontecer? Segundo um representante da Microsoft ao contrário dos relatos anteriores, o serviço Messenger não será encerrado de forma imediata em 15 de Março. Aliás esta data apenas representa o fim do acesso oficial ao Messenger, contudo o serviço irá operar por algum tempo ainda.
No dia 15 de Março, todos os clientes Windows Live Messenger que se tentem ligar serão impedidos pela Microsoft de se conectar à rede. Caso isso aconteça os usuários serão informados que devem instalar o cliente do Skype em seu lugar. Por sua vez o cliente Skype continuará a se conectar à rede do Messenger (como acontece actualmente) e permitirá a comunicação com os usuários do Messenger.
Contudo os clientes de terceiros não devem ser afectados e continuarão a conseguirem se ligar ao serviço do Messenger. A única excepção é o vídeo chat utilizado no Kinect para a Xbox. A Microsoft refere que também deixará de funcionar quando o cliente de desktop for bloqueado. Em Outubro de 2013, a Microsoft vai desligar a sua ligação de clientes externos por intermédio do protocolo XMPP. Por essa razão todos os clientes de terceiros que dependem deste protocolo irão deixar de trabalhar nessa altura.
A rede messenger continuará a funcionar até Março de 2014. Nesta altura, todas as infraestruturas de apoio ao protocolo que suporta a rede MSN serão desligadas, e o mais provável é que os actuais clientes Windows Phone e Xbox deixem de trabalhar. No entanto, a Microsoft tem ainda tempo para resolver esta situação, nomeadamente desenvolver e implementar novas actualizações que permitam que estes clientes se passem a ligar à rede do Skype.
Mas porque é que a Microsoft está tão interessada em cortar o acesso ao serviço da rede Messenger o mais rapidamente possível? Nos bastidores, a Microsoft tem vindo a integrar grande parte da infraestrutura e servidores do Messenger de modo a dar suporte ao armazenamento de mensagens instantâneas para o Skype. E como é compreensível, quer que a transição se faça o mais rapidamente possível para deixar de ter de manter duas redes independentes de chat e ao mesmo tempo realocar todos os recursos do Messenger para a rede do Skype.
Podemos assim concluir que para usuários de clientes de terceiros esta pode ser uma notícia positiva. Se o serviço viesse realmente a ser desligado em 15 de Março estes clientes iriam parar de funcionar de imediato. Assim sendo, os usuários desses clientes têm agora um espaço de manobra até decidirem mudar para o Skype como cliente oficial. Apesar deste aspecto, a vantagem que possam tirar é pequena porque a maioria das pessoas utiliza o cliente Windows Live Messenger da Microsoft e irá migrar. Isto significa que vão ficar muito poucos usuários na sua lista de contactos a usar clientes de terceiros compatíveis com o Messenger.
A notícia é menos positiva para os usuários do cliente oficial. Na nossa opinião a funcionalidade de mensagens instantâneas existente no cliente Skype é em alguns pontos diferente da que existe na aplicação de Messenger e fará que alguns usuários que nunca tenham experimentado o Skype tenham que aprender a utilizá-lo. Via Neowin
Comentários