A Nokia apresentou hoje a marca HERE, que permitirá a disponibilização, através da cloud, dos melhores mapas e experiências de navegação, aos utilizadores de uma multiplicidade de dispositivos e sistemas operativos. Com este lançamento, a Nokia pretende inspirar uma nova geração de serviços e dispositivos de localização, que tornarão as experiências móveis mais pessoais e importantes para os utilizadores em todo o mundo.
“As pessoas procuram mapas espetaculares e com o HERE iremos integrar todos os serviços de localização da Nokia, de uma forma que permitirá melhorar substancialmente o modo como os utilizadores exploram, descobrem e partilham o seu mundo”, explicou Stephen Elop, Presidente e CEO da Nokia. “Além disso, com o HERE podemos estender o nosso conhecimento especializado e a nossa experiência de 20 anos na área da localização a novos dispositivos e sistemas operativos, inclusivamente para lá do universo Nokia. Consequentemente, mais pessoas irão tirar partido do nosso aclamado serviço de localização e mapas”.
Localização para além do universo Nokia
Com o objetivo de expandir, ainda mais, os seus serviços de localização, a Nokia vai lançar, sob a marca HERE, uma aplicação de mapas para a plataforma iOS. Baseada em HTML5, incluirá funcionalidades offline, navegação pedestre guiada por voz e indicações sobre transportes públicos. Esta aplicação estará disponível para download gratuito na App Store da Apple dentro das próximas semanas.
A Nokia anunciou, entretanto, uma parceria estratégica com a Mozilla, com o intuito de disponibilizar experiências de localização através do Firefox OS. Desta forma, será disponibilizada, no decurso do próximo ano, uma versão Web móvel dos mapas HERE para os utilizadores do Firefox OS. As duas empresas estão a colaborar no sentido de proporcionar a melhor experiência de mapas para o Firefox OS.
“A Mozilla é uma empresa líder na tecnologia HTML5, que utiliza a Web como plataforma para o desenvolvimento de aplicações apelativas, sendo que a localização é uma componente importante dessa plataforma”, afirmou Jay Sullivan, vice-presidente da área de Produtos da Mozilla. “Estamos muito entusiasmados por colaborar com a Nokia, pois a combinação do Firefox OS com a plataforma de localização HERE proporcionará novas e enriquecedoras ferramentas aos developers de aplicações móveis, que poderão, por seu turno, disponibilizar experiências fantásticas aos utilizadores”.
A Nokia mostrou, ainda, uma aplicação baseada no sistema operativo Android e anunciou a disponibilização do HERE SDK para OEMs Android a partir do início de 2013. Este passo permitirá, aos parceiros, a criação de aplicações baseadas em localização para Android, integrando os conteúdos de mapas da Nokia.
Inovação na produção de mapas
Com o propósito de aperfeiçoar as capacidades 3D do HERE, a Nokia anunciou a aquisição da empresa earthmine – baseada em Berkeley, Califórnia – cujas tecnologias de captura e processamento de realidade aumentada serão integradas no processo de criação de mapas do HERE. A Nokia estima que esta aquisição esteja concluída no final de 2012.
“A produção de mapas consiste numa tarefa complexa e a localização está a revolucionar a forma como usamos a tecnologia para interagir com o mundo real”, explicou Michael Halbherr, vice-presidente executivo da área de Location & Commerce e responsável pela marca HERE. “Por isso, temos investido e continuaremos a fazê-lo no sentido de criar a mais poderosa oferta de serviços de localização do mundo, sem paralelo com a oferta atualmente existente no mercado”.
LiveSight: interação perfeita com o mundo real
A Nokia lançou, igualmente, a tecnologia LiveSight, que, recorrendo a um mapa 3D de alta precisão, disponibiliza a mais precisa e intuitiva experiência de realidade aumentada, utilizando a câmara e o ecrã dos smartphones para tornar mais fácil a descoberta de todos os pontos de interesse em redor do utilizador. A aplicação Nokia City Lens, desenvolvida para smartphones Nokia Lumia, é a primeira a proporcionar uma experiência de realidade aumentada recorrendo à tecnologia LiveSight.
“A Nokia tomou a decisão correta ao lançar uma nova marca para o mercado de localização e mapas, pois os seus recursos nesta área são dos melhores à escala mundial. Acreditamos que o mapeamento e os serviços de localização serão cada vez mais importantes para o desenvolvimento de dispositivos e serviços de nova geração, abrangendo um vasto leque de segmentos”, considerou Crawford Del Prete, vice-presidente executivo e responsável pela área de pesquisa global da IDC.
Comentários