A Google lançou um novo serviço, o 100.000 Stars (estrelas), que permite navegar de forma realística pela Via Láctea.
A Galáxia da Via Láctea é uma galáxia espiral onde se encontra o Sistema Solar, cuja estrutura é composta por mais de 200 bilhões de estrelas (alguns especialistas dizem que tem o dobro).*
Numa nova experiência para o browser Chrome, a Google, criou um novo serviço que nos permite explorar a Via Láctea, de forma interactiva e com visualização 3D.
Não precisamos de ser astronautas ou astrónomos para viajar pela nossa galáxia, mais de 100.000 estrelas estão ao alcance de um clique.
A navegação é fácil e intuitiva, é possível aproximar e afastar a imagem através do cursor que se encontra à direita da tela.

Mantendo o botão direito do rato pressionado podemos rotacionar a imagem e explorar a Via Láctea de forma completamente tridimensional.

Quer obter mais dados sobre uma estrela? Também é simples, é só clicar no nome e as informações pormenorizadas irão aparecer, numa caixa do lado esquerdo da tela (ecrã).

O 100.000 Stars foi desenvolvido recorrendo a dados e imagens reais de agências espaciais, como a Nasa e a ESA.
A tecnologia de programação, usada no desenvolvimento da aplicação, é baseada em WebGL que permite a renderização gráfica tridimensional (3D) através da aceleração de hardware.
A utilização da aplicação 100.000 Stars só é possível com o Google Chrome, se ainda não o instalou pode baixa-lo através dos links abaixo:
Portugal: http://www.google.com/intl/pt-PT/chrome/browser/
Brasil: http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/
Para terminar só resta dizer que é uma experiência fascinante, vale a pena experimentar.
100.000 Stars: http://workshop.chromeexperiments.com/stars/
Caso não queira instalar o browser da Google, mas ficou curioso, assista ao vídeo de apresentação.
Comentários