A Microsoft apenas lançou no dia 25 o Windows 8 e mal podia imaginar que ainda no próprio mês de lançamento, estava à sua espera um processo de violação de patente relacionada com o novo sistema operacional. Em especial o conceito de Live Tiles parece segundo o queixoso ter sido inventado em 1990.
SurfCast uma empresa de design especializada em software e sistema operacional/operativo levantou um processo à Microsoft relativo ao Live Tiles, que segundo afirma inventou. A empresa apenas possui quatro patentes, mas uma delas, apresentada para aprovação em 2000 e concedida em 2004, é referente a um “sistema e método para exibição simultânea de múltiplas fontes de informação”.
Embora a Microsoft já esteja a usar as Live Tiles desde que o Windows Phone 7 foi disponibilizado há dois anos, o lançamento do Windows 8, Windows Phone 8 e Surface foram a gota de água para a Surfcast accionar este procedimento legal. Presumivelmente, SurfCast não se importava que a empresa de Redmond infringisse a sua patente quando era apenas o Windows Phone 7. Mas o lançamento de uma nova linha de dispositivos que irão render milhões de euros em licenças à Microsoft terá sido determinante para avançar com o processo.
As Tiles da SurfCast, são “ícones de actualização dinâmica” segundo a descrição genérica no site oficial da empresa. à primeira vista parece um conceito que parece ser parecido com o pressuposto da Microsoft. Mas se analisarmos uma descrição mais específica das Tiles da Surfcast no seu site, veremos que é mais que pura coincidência:
“A Tile é diferente de um ícone, porque pode ser tanto seleccionável, como possuir conteúdo actualizável ao vivo o que fornece uma visão em tempo real ou quase em tempo real, da informação subjacente.”
A empresa refere no processo apresentado em tribunal que não só a Microsoft infringiu sua patente Tile, mas também incentivou os seus programadores a fazê-lo, pedindo-lhes para conceber tiles para as suas aplicações.
“Nós desenvolvemos o conceito de telhas na década de 1990, que estava à frente de seu tempo. As Live Tiles da Microsoft são a peça central dos seus novos sistemas operativos e são cobertos pela nossa patente”.
Refere Ovídio Santoro, CEO da SurfCast.
A Microsoft ainda não se referiu a este caso em público. via The Register
Comentários