Um juiz regional, do tribunal eleitoral de Mato Grosso do Sul, ordenou a detenção de Fabio Jose Silva Coelho, presidente da Google Brasil, depois da empresa não retirar do ar alguns vídeos do You Tube.
De acordo com o o juiz Flavio Peren, os vídeos em questão não respeitam a lei eleitoral brasileira e são insultuosos para um candidato que concorre a uma eleição para Prefeito.
A ordem para a remoção dos vídeos foi emitida na semana passada, no entanto o Google recusou-se a cumpri-la, alegando que não é responsável pelos vídeos que são publicados no You Tube.
Segundo a imprensa brasileira, os vídeos publicados dão a entender que um candidato a prefeito na cidade de Campo Grande – Alcides Bernal – é culpado de cometer alguns crimes.
Uma vez que a ordem emitida pelo tribunal não foi cumprida, o juiz decretou a prisão, do presidente da Google Brail, na passada segunda-feira.
De acordo com um porta-voz da agência Reuters, a Google vai recorrer da decisão judicial.
A empresa já tinha alegado que a internet deve ser um espaço que permita a expressão livre das opiniões dos eleitores em relação a candidatos a cargos públicos.
Não é a primeira vez que a responsabilidade da Google na divulgação de conteúdos, considerados sensíveis, é posta em em causa. Um dos casos mais recentes é o do vídeo anti-islã “ Inocência dos Mulçumanos”, que foi o estopim para o desencadear violentos protestos no Médio Oriente e norte de África.
Fonte: BBC
Comentários