Verificação em dois passos
A Google alterou as definições de segurança das contas dos usuários, tornando-as menos vulneráveis a autenticações fraudulentas.
A verfiicação em dois passos agora disponibilizada pela Google é um sistema de segurança que irá impedir que estranhos entrem na sua conta. O processo é simples e é especialmente recomendado para quem utiliza computadores públicos. Para o pôr a funcionar basta seguir o link que agora aparece sempre que se logar na sua conta Google. A verificação em dois passos associa a sua conta a um número de telefone para o qual é enviado um código que depois deve ser inserido para confirmar.
Este código deve ser guardado uma vez que é com ele que conseguirá entrar na sua conta a partir de um computador que não seja aquele com que normalmente trabalha. Quando introduzir pela primeira vez o código de verificação, é-lhe perguntado se o computador onde fez a operação é aquele que habitualmente utiliza. Se for, só passado um mês é que lhe será novamente pedido o código. Quando entrar na sua conta a partir de outro PC, o Google pedir-lhe-á o código para poder aceder à sua conta. Este código não substitui a palavra-passe, sendo mais um passo de verificação. Quando estiver a utilizar o PC com que normalmente trabalha ser-lhe-á sempre pedida a palavra-passe a não ser que tenha optado por a manter guardada.
Se utilizar as contas Google em smartphones, a Google disponibiliza agora uma app que gera um código próprio para o aparelho, o Google Authenticator que lê o código de barras que aparece quando no PC seleciona a opção correspondente ao SO utilizado (para Android, Blackberry e Apple). Além do mais, há alguns apps – como o Gmail – que necessitam de códigos específicos.
Não desespere! Parece mais complicado do que realmente é, como pode ver no vídeo que segue (no vídeo clice no ícone CC e ponha as legendas em português):
Comentários