O Facebook está a fazer o reconhecimento facial de todas as novas fotos colocadas nos perfis dos usuários. A nova funcionalidade tem gerado grande controvérsia e está a colocar a rede social uma vez mais debaixo de fogo por desrespeito da privacidade dos mais de 600 milhões de membros.
A identificação das pessoas nas fotografias é automática e é necessário que o usuário altere as suas definições de privacidade se não permitir que o sistema faça o reconhecimento individual. Este é um dos pontos mais controversos da nova funcionalidade. Desde o início do mês que o sistema está disponível “em praticamente todo o mundo”, depois de ter entrado em testes nos Estados Unidos desde o início do ano.
A exemplo do que já aconteceu com outras funcionalidades susceptíveis de violar a privacidade (como a frustrada tentativa de partilhar dados com anunciantes), o reconhecimento facial está automaticamente ativo e é necessária uma acção do usuário para o desativar.
O sistema de reconhecimento facial é o que permite ao Facebook fazer sugestões de identificação nas fotos (tag suggestion), indo a proprietária da rede social ainda mais longe ao incentivar os amigos a marcar as fotos para que outros acessem mais facilmente às imagens.
Questionada pelo All Facebook, a empresa reconhece que “devíamos ter sido mais claros com as pessoas”, mas o facto é que o mea-culpa não correspondeu a um passo atrás na política de privacidade.
“Muitas pessoas sentem-se extremamente desconfortáveis por um site como o Facebook aprender qual o seu aspeto, e usar essa informação sem a sua permissão”, afirma um especialista em segurança informática da empresa britânica Sophos, citado pelo “The Telegraph”. Esta empresa lançou um alerta contra a funcionalidade do Facebook por ser automática e não solicitar a aprovação do usuário.
Se se sentir incomodado pela nova funcionalidade do Facebook deve aceder às funções de privacidade da sua conta e clicar em “personalizar definições”. Na nova página, procure “sugerir fotos de mim a amigos” e clique em “editar definições. Aparece uma janela com o botão “activado”. Clique e desative a função.
O Facebook diz que tem sempre o controlo, uma vez que apenas amigos o podem identificar e será sempre notificado quando alguém o fizer. Mas isso é agora. Com a história que o Facebook tem em colocar novas funcionalidades que tendem à partilha de cada vez mais dados pessoas e informação sensível, nunca se sabe quando perde o controlo.
Comentários