A Sony está a braços com processos judiciais e com a fúria dos usuários por ter demorado mais de uma semana a revelar o roubo de dados que afetou mais de 70 milhões de contas.
“Vocês comprometeram a minha informação de crédito. Nunca mais os receberão” é apenas uma das muitas mensagens que foram deixadas no blog da PlayStation Network. A companhia nipónica enfrenta uma das maiores crises da sua história por ter demorado a reagir e a alertar os usuários dos riscos que corriam depois do roubo de informações de conta.
Um porta-voz da Sony afirmou que “foram necessários vários dias de investigação forense” antes de a companhia se ter apercebido do roubo de dados. Mas a explicação não impediu que um processo já tenha entrado num tribunal norte-americano e que as entidades reguladoras tanto dos Estados Unidos como da Inglaterra já estejam a investigar, de acordo com a agência de notícias Bloomberg.
[quote_right]“Não culpo a Sony por ter sido atacada. Mas considero-os responsáveis por se manterem calados sobre o assunto”[/quote_right]
Mas o maior problema da Sony é a perda de confiança dos seus usuários e a possível migração para a Xbox e a Wii (ou a sua sucessora). Um dos usuários, com o nickname Agriel, foi claro. “Não culpo a Sony por ter sido atacada. Mas considero-os responsáveis por se manterem calados sobre o assunto”, enquanto outro, “Darkos87”, diz que “preferia ter sabido do assunto por email, em vez de o ter lido de manhã no jornal”.
“VitalogyPJ”, de Portugal, chama “cobarde” à empresa por se “esconder em tempos críticos” quando normalmente a maioria dos comentários são respondidos. A Sony deu um autêntico tiro no pé em termos de relações públicas ao tornar público o alcance do ataque apenas depois de anunciar a sua entrada no mundo dos tablet.
O alcance do descontentamento dos consumidores só poderá ser medido quando se souber quantos é que migram para outras consolas de jogos. Mas os outros sistemas de jogos online não estão isentos de problemas
A Microsoft publicou no suporte da Xbox Live a informação de que os usuários do popular jogo Modern Warfare 2 podem ser alvo de tentativas de phishing. Ainda recentemente, uma companhia de segurança revelava que o jogo online World of Warcraft era um dos mais apetecidos alvos de phishing.
Comentários