A Nokia apresentou ontem dois novos smartphones e o upgrade do seu sistema operativo. “O que há de novo nos smartphones Symbian” perguntava o convite que deu azo a muita especulação na net. A resposta é já conhecida: Nokia X7, Nokia E6 e Symbian Anna.
Os novos dispositivos apresentados pela marca finlandesa destinam-se a dois públicos que dão utilizações diferentes aos smartphones. O E6 foi pensado para uma utilização profissional e tem um teclado
QWERTY,enquanto o X7 pode ser uma solução para quem gosta de jogar, surfar na internet e manter-se em contato nas redes sociais.
Em simultâneo com os dois novos celulares / telemóveis, a Nokia apresentou um upgrade do Symbian. O Anna promete uma melhor experiência, com maior facilidade de escrita touchscreen, maior velocidade de navegação web e melhores controlos de navegação, bem como maior segurança na net. Ainda recentemente, a Nokia tinha lançado um novo smartphone. O E7 não foi o último com o Symbian, foi o último sem o Symbian Anna.
O lançamento dos novos aparelhos mostra que a Nokia continua a apostar no seu sistema operativo próprio, apesar da parceria que estabeleceu com a Microsoft para o desenvolvimento de aparelhos Windows Phone. O anúncio do evento de ontem em Londres dava já a entender que a marca finlandesa iria, pelo menos nos próximos temp0s, continuar a desenvolver o Symbian. Mas o futuro da Nokia deverá ser mesmo o sistema operativo Windows Phone, tal como foi afirmado pelo seu CEO.
Com a posição da Apple e o sucesso do Android e a colocação no mercado de aparelhos extremamente competitivos, os analistas consideram que a Nokia só se conseguirá manter competitiva no mercado se levar a sério da parceria com a Microsoft.
Comentários