A editora OR Books vai lançar um livro que reúne os tweets feitos entre janeiro e fevereiro no Egito, contando em 140 carateres a revolução que levou à queda de Mubarak.
O livro “Tweets from Tahrir” conta a revolução na primeira pessoa. Centenas de jovens documentaram com os seus celulares/telemóveis cada passo da revolução, à medida que ia acontecendo.
Diz a editora norte-americana na apresentação do livro que “a história nunca foi escrita desta forma”. “Tweets from Tahrir” junta os posts dos que viveram os acontecimentos na praça Tahrir e daqueles que os organizaram, bem como as fotografias que foram sendo colocadas na rede.
No prefácio da publicação, a escritora vencedora de um Booker Price Ahdaf Soueif escreve que “sem os novos mídia a Revolução Egípcia não podia acontecer da mesma forma. As causas da revolução foram muitas e arreigadas. O momento da mudança chegou – mas foi a natureza instantânea e de difusão dos novos mídia que tornou possível o reconhecimento do momento e o tornou numa manifestação tão efetiva”.
O livro tem edição do activista Alex Nunns e de Nadia Idle, uma anglo-egípcia que estava no Cairo, na praça Tahrir, quando Mubarak caiu.
A editora OR Books já está a aceitar pré-inscrições para a compra do livro, que começará a ser distribuido no próximo mês. O livro custa 12 dólares e o ebook 10 dólares. Pode comprar os dois pelo preço de 16 dólares.
Comentários