O SETI Institute lançou um aplicativo que permite procurar sinais de vida inteligente no universo. O aplicativo permite que cada um procure padrões nos sinais rádio que possam ser resultado de comunicações interestelares.
O aplicativo está ainda em fase beta e apenas se encontra disponível para smartphones com o sistema operativo Android 2.2, prevendo os responsáveis pela iniciativa que o SetiQuest Explorer esteja disponível para iPhone no verão.
Jill Tarter, directorado SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) Institute, afirmou ao site Cnet que o objetivo é aproveitar “tocar levemente no poder do cérebro do mundo”, ou seja, aproveitar as capacidades de milhares de pessoas por esse mundo fora para detetar padrões.
E o que o SETI Institute procura são as capacidades humanas, não a junção de milhares de computadores a processar dados. “Queremos que as pessoas nos ajudem a encontrar coisas que não esperamos”, salienta Jill Tarter, porque “um computador não junta padrões aleatórios”.
“Procuramos anomalias”, diz ainda a diretora do instituto, “padrões que não são reconhecíveis. Sabemos que estamos a perder dados. Há muitos sinais na banda estreita que os códigos automáticos passam por cima”. Daí a ideia deste aplicativo.
Se tiver um smartphone que rode no sistema operativo Android 2.2, gostar de um bom desafio e ter algum tempo livre, pode juntar-se ao SETI Institute na demanda por vida extraterrestre inteligente, com o aplicativo SetiQuest Explorer.
Pode-se logar aqui com a sua conta do Facebook, Elinor Mills, do Cnet, explica que após se ter logado, o aplicativo mostra uma pequena faixa do universo que pode ser explorada, definindo o usuário um alvo, sobre o qual é dada informação como o nome da estrela, a distância a que está da terra, as suas coordenadas e quantos planetas tem na sua órbita.
Clicando em “continue”, o ecrã muda para os sinais rádio obtidos pelo Allen Telescope Array, que são visualizados como pontos a preto e branco, podendo o usuário procurar padrões. Para que não se dê o alarme por nada, o aplicativo tem uma lista de sete padrões identificados, como sinais da banda do cidadão, aviões, ou satélites.
Se o padrão descoberto não for de nenhum dos que estão pré-definidos, será analisado pelos cientistas do SETI Institute.
O SETI Institute é uma organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos que se dedica desde 1984 a explorar, compreender e explicar a origem natureza e prevalência da vida no universo. De entre os seus patrocinadores conta-se a NASA, agência espacial norte-americana.
Comentários