A Samsung apresentou nos Estados Unidos o Galaxy Tab de 10.1 e 8.9 polegadas, um tablet destinado a combater diretamente o iPad. O Galaxy Tab de 8.9 polegadas é mais fino do que o tablet da Apple e vai ser vendido a um preço inferior ao do iPad.
Finalmente, o iPad 2 tem um concorrente de peso, que luta com as mesmas armas. O novo Galaxy Tab de 8.9 polegadas, é mais fino e mais barato do que o tablet da Apple. A apresentação causou surpresa, depois das manobras de contra-informação da Samsung , que pôs responsáveis técnicos a reagir ao lançamento do iPad 2 com estupefação.
O Galaxy Tab 8.9 tem apenas 8,6 milímetros de expessura, menos dois milímetros do que o tablet da Apple. Mesmo o modelo que mais se aproxima em tamanho do iPad, o Galaxy Tab 10.1 é apenas um milímetro mais espesso do que o da Apple e com a vantagem de ter um ecrã maior e com maior resolução (1280×800)
Mas é no peso que a diferença é maior. O iPad 2, na sua versão exclusivamente wireless, pesa 601 gramas e os Galaxy Tab têm um peso de 470 gramas na versão mais pequena e 595 gramas na versão 10,1.
Quanto às caraterísticas técnicas, os produtos agora apresentados pela Samsung não diferem muito do tablet apresentado no Mobile World Congress, realizado o mês passado em Barcelona. Os novos Galaxy Tab rodam sobre o Android 3.0 Honeycomb e têm um processador dual-core de 1GHz. Apenas a câmera traseira perde resolução, ficando-se pelos 3 Mpixel, mesmo assim mais do dobro da resolução da câmera do iPad 2.
Mas é também no preço que os Galaxy Tab são verdadeiros concorrentes do iPad 2. A Samsung anunciou que o modelo de 8.9 polegadas wireless vai ser posto à venda nos Estados Unidos por 469 e 569 dólares nas versões de 16 e 32 gigabites, respetivamente. Já o Galaxy Tab 10.1 wireless terá preços de 499 dólares e de 599 dólares, consoante seja o modelo de 16 ou 32 gigabites.
Nesta autêntica guerra, o perdedor é a Motorola que até aqui era apontada como a única a ter construído uma verdadeira alternativa ao tablet apresentado por Steve Jobs a 5 de Março.
A Samsung está a apostar forte no mercado mobil, e não apenas nos tablet. No Mobile World Congress, o smartphone Samsung Galaxy SII foi um dos produtos que mais interesse suscitou.
O vídeo da apresentação é do site NewGadgetsDE
Comentários