O World of Warcraft é o terceiro service mais falsificado através de ataques de pishing, sendo apenas ultrapassado pelo PayPal e pelo Ebay. O alerta é dado pela BitDefender, que descobriu um ataque em larga escala.
De acordo com a empresa de segurança, foi localizado um ataque de pishing em grande escala contra os usuários do World of Warcraft. O jogo online tem mais de 11 milhões de usuários e os cibercriminosos não descuram essa imenso campo de colheita, a exemplo do que acontece com as redes sociais.
Jocelyn Otero Ovalle lembra que “os ciberdelinquentes não desaproveitam nenhuma oportunidade para fazer negócio”. A diretora de Marketing da BitDefender para Espanha e Portugal garante que “World of Warcraft é, segundo os nossos dados, o terceiro serviço mais falsificado em ataques de pishing, ultrapassado apenas pelo PayPal e Ebay”.
O ataque detetado consiste num email supostamente enviado pelo provedor do serviço, que diz ao usuário que a sua conta está a ser investigada por suspeitada de que estará a ser vendida ou modificada, entrando assim em incumprimento dos termos de utilização. No e-mail, o usuário é convidado a seguir um link para confirmar o registo e assim evitar que a sua conta seja eliminada.
De acordo com a BitDefender, “Esse link leva a uma página que imita a original de World of Warcraft, mas que é falsa. Se o usuário introduz nesta página o seu nome de usuário e a sua palavra-chave, estes dados vão parar a mãos de ciberdelinquentes que os utilizarão para aceder à sua verdadeira conta e vender os acessórios do jogo que valham algum dinheiro em fóruns e páginas especializadas”.
Este é um tipo de ataque especializado, mas os cibercriminosos têm intensificado e diversificado os seus ataques em larga escala, aproveitando-se quer da boa-vontade dos cibernautas, como foi o caso do sismo do Japão, quer testando a eficácia de sites como aconteceu recentemente com o WordPress ou ainda recolhendo informação confidencial de organizações e mesmo de países. Este ano o Canadá anunciou ter sido alvo de um ataque bem orquestrado.
A segurança online está na ordem do dia das preocupações, com a utilização cada vez mais intensa de dispositivos móveis sem que os usuários tenham cuidados especiais na proteção dos seus dados, sendo ainda poucos os que têm programas de defesa nos smartphones ou tablets.
Comentários