A Google lançou o Art Project, um novo serviço que permite visualizar com detalhe obras de arte de museus de todo o mundo. Faltam ainda alguns dos mais importantes, mas a maioria das grandes coleções está online e à distância de um click.
O Art Project utiliza a tecnologia do Google View Street e permite aos usuários viajar pelos maiores museus do mundo e parar para observar as obras de arte que lhe interessarem, possibilitando um detalhe impressionante.Ainda faltam alguns dos mais emblemáticos museus do mundo, como o Louvre ou o Prado, mas a maioria disse presente ao desafio lançado pelo Google depois depois de alguns funcionários apaixonados por arte ter pensado “como poderiam utilizar a tecnologia para ajudar os museus a tornarem as obras de arte mais acessíveis”, nas palavras de Amit Sood, o líder do projeto.
Mais de mil obras de arte foram digitalizadas em alta resolução e 17 das mais emblemáticas foram-no com super resolução (da ordem dos gigapixel) e permitem um detalhe extremo.
Aderiram já ao projeto 17 museus de 11 cidades, entre os quais o Hermitage de São Petersburgo, que é maior museu do mundo, o MoMA de Nova York, a National Gallery de Londres o ou Reina Sofia de Madrid.
Nelson Mattos, o vice-presidente de engenharia do grupo Google, afirma que o Art Project “representa um grande passo na maneira como as pessoas vão passar a interagir com os tesouros de arte espalhados pelo mundo”
Comentários