A Microsoft já tem disponível um corretor ortográfico para os seus produtos Office de acordo com as novas normas do Acordo Ortográfico.
A integração dos novos corretores é fácil e gratuita, mas é necessário ter-se o Microsoft Office 2010 ou 2007. A Microsoft disponibiliza as atualizações no seu site e afirma que o suporte à versão oficial do Acordo Ortográfico será incluído igualmente nas ofertas de outros produtos da marca na área da produtividade, tal como servidores de colaboração, comunicação, bem como nas ofertas puramente online (em modelo “cloud” já existentes e nas que serão lançadas.
O conjunto de corretores ortográficos agora disponibilizados gratuitamente permitem optar entre a antiga ortografia e a que está em vigor.
As novas ferramentas foram desenvolvidas em conjunto pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional e pelo Microsoft Language Development Centre em Portugal. Miguel Sales Dias, o diretor do centro da Microsoft, afirma que “Este projeto é sem dúvida alguma uma mais-valia para os utilizadores dos produtos Microsoft e vem responder aos requisitos do novo Acordo Ortográfico em vigor em Portugal. O facto de Portugal possuir uma unidade de I&D facilitou em muito a forma como todo o projecto foi executado”.
O Acordo Ortográfico visa a convergência da ortografia nos países de expressão portuguesa. Em Portugal foi aprovado na Assembleia da República a 15 de Dezembro de 2010.
No Brasil, o Acordo foi promulgado por Decreto da Presidência da República a 29 de Setembro de 2008.
Comentários