Mobile World Congress (Barcelona) – Eugene Kaspersky acredita que os smartphones e os tablet vão substituir os computadores. Para o CEO da empresa de segurança Kaspersky o futuro é mobile.
Em conferência de imprensa esta manhã no Mobile World Congress, Eugene Kaspersky considerou que nos próximos anos vamos assistir ao fim dos laptop, agora que os dispositivos móveis “têm memória suficiente e capacidade suficiente para realizar todas as tarefas que os computadores fazem”.
Para o fundador da empresa de segurança, estamos atualmente a assistir ao mesmo que já vimos com os laptop, que substituíram as torres como principais produtos utilizados pelos consumidores em todo o mundo.
E com o crescimento dos dispositivos portáteis, Kaspersky considera que a Google vai transformar-se no “campeão da monocultura dos sistemas operativos”. Eugene Kaspersky acredita que “se a Apple, a RIM e a Microsoft não mudarem de estratégia, o Android vai dominar 80 por cento dos dispositivos móveis utilizadores.
A estratégia de criação de um ecossistema colaborativo que a Google tem utilizado para o Android parece-se em muito com a que transformou a Microsoft no líder dos computadores e laptop. Nos dispositivos móveis, por outro lado, a Microsoft tem adoptado uma estratégia parecida com a da Apple, de pouca colaboração com os desenvolvedores de software. “Pode ser que a Nokia obrigue agora a Microsoft a alterar a estratégia”, afirmou.
Para o CEO da empresa de segurança, a “provável” liderança do sistema operativo Android fará com que este seja o mais exposto a ataques por parte dos cibercriminosos que, lembrou, “são tecnicamente fortes mas são humanos e, assim, preguiçosos”.
Comentários