O relatório sobre spam produzido pela associação da indústria do setor móvel (GSMA) revela que 70 por cento do spam produzido em todo o mundo são serviços financeiros fraudulentos e tentativas de pishing de dados bancários.
Os ataques de spam estão a mudar. Os tradicionais envios de publicidade estão a diminuir e os novos spam são produzidos por cibercriminosos que tentam cometer fraudes ou mesmo roubar dados bancários dos usuários da internet. É necessário um cuidado cada vez maior na divulgação de dados.
De acordo com o relatório, existem algumas diferenças no tipo e conteúdo dos ataques a nível regional. Na Europa, aproximadamente um quarto do spam reportado são de lotarias fraudulentas, empréstimos e reclamações de seguros. Um quinto do spam é com conteúdo adulto. Já na América do Norte (não são fornecidos dados relativos à América do Sul) existem muitos relatos relacionados com empréstimos. Os ataques na Ásia são maioritariamente relacionados com fraudes relacionadas com sites de jogos, seguidos por serviços fraudulentos.
Apesar de se verificar uma diminuição de spam a nível global estes ataques estão a tornar-se mais perigosos para os usuários.
(Imagem:J.Anderson)
Comentários