Uma vez mais, Steve Jobs provou ser um visionário e poderá muito bem ter aberto um novo paradigma da informática de grande consumo. O sucesso do lançamento do iPad levou a que a maioria dos fornecedores de tecnologia tivessem apostado nos tablets e o Centro de Convenções de Las Vegas assistiu a uma autêntica invasão destes dispositivos.
Nada menos do que 36 tablets foram apresentados na maior feira de tecnologia do mundo. Depois de anteriormente o sucesso do filme Avatar ter levado a um boom de televisores 3D, desta vez os fabricantes foram à boleia da visão do homem forte da Apple.
E a grande novidade foi o caminharmos para a estandardização dos modelos com ecrãs de 10 polegadas. É verdade que foram ainda muitos os fabricantes que optaram por modelos mais pequenos, a meio caminho entre o telefone móvel e o monitor de computador, mas o ecrã maior reuniu as preferências dos fabricantes. Foram apresentados um total de 20 tablets de 10 polegadas.
A partir de meio deste ano, os tablets vão lutar por espaço nos estabelecimentos comerciais, o que não deixa de ser uma boa notícia para os consumidores. Variedade não vai faltar e as opções vão ser cada vez maiores.
Como de costume, a Apple levou a dianteira mas a concorrência dá mostras de não dormir na forma, com os seus dispositivos a terem mais funcionalidades do que o iPad. Muitos dos tablets apresentados na CES já permitem ligação 4G e têm portas de entrada HDMI. Steve Jobs vai ter de se esforçar para que a nova geração do iPad (que está para breve) continue a ser apelativa.
Comentários