Conheça as diferenças entre HD, FULL HD, LCD, PLASMA e LED
HD OU FULL HD
A televisão de alta defInição tem dois standards: a maior parte dos televisores recentes são já Full HD, o que significa que tem uma resolução de 1.920 a 1.080 isto quer dizer que são no ecrã 1.080 linhas horizontais. Se o formato for 1.080i, vemos e cada frame de vídeo apenas metade dessas linhas; se for 1,080p, todas as linhas horizontais estão visíveis em simultâneono ecrã, gerando a qualidade de imagem mais pura em alta defenição. Por outro lado os televisores HD-Ready apresentam resoluções de 1366×768. Como se depreende, quanto maior for a resolução (o número de pexeis que um painel de TV consegue apresentar), melhor será a qulidade de imagem. Na realidade dependendo do tamanho do televisor, a diferença dificilmente se pode notar a olho nu; em televisores co menos de 50’é quase preciso ser um «especilista» para perceber a diferença.
LCD vs. Plasma
Os televisores LCD (Liquid Crystal Display) e de Plasma apresentam diferentes tipos de imagem. Em termos genéricos, as imagens dos LCD são mais vívidas, brilhantes e saturadas, enquanto os plasma tendem a produzir imagens com cores mais e “negros” mais realistas. Os LCD consomem normalmente menos, tem preços mais acessíveis e são cada vez mais populares. Marcas como a Sony, a Toshiba ou a Philips abandonaram há muito a produção de plasmas, ainda que, em contrapartida, fabricantes como a Panasonic ou a Samsung continuam a apostar nesta tecnologia-que, claramente tem vantagens; na realidade, muitos “puristas” da imagem preferem-na á tecnologia LCD. Em termos de mercado, os painéis de plasma dominavam inicialmente nos ecrãs de grandes dimensões, mas face a um aumento crescente do tamanho dos painéis LCD e a uma descida de preços significativa deste tipo de painéis, a tecnologia plasma não conseguiu acompanhar o ritmo e perdeu posição no segmento de consumo. Vantgens mais notórias: níveis de “negros” mais fieis, cores mais naturais, melhores ângulos de visão e imagens em movimento mais nítidas.
O LED
Ao contrário dos plasmas, que tem iluminação própria no painel, os LCD necessitam de uma fonte de luz para produzir uma imagem no ecrã. O que a tecnologia LED (Light Emitting Diode) faz produzir essa energia de retroiluminação que é necessária, mas consumindo muito menos que os habituais tubos de luz fluorescente CCFL – 20% a 30% menos. Em vez de um painel que está atrás do ecrã e ilumina toda a sua superfície por inteiro, encontramos pequenas lâmpadas espalhadas atrás de ecrã, acendendo e apagando em função das necessidades de iluminação de cada imagem apresentada. Quando falamos de LED referimo-nos, portanto, ao inovador tipo de iluminação que recentemente começou a ser utilizado por várias marcas nos seus painéis LCD.
Comentários