A NEC Corporation anuncia que Sumio Iijima, um dos Investigadores Seniores da empresa, foi galardoado com o European Inventor Award. O prémio foi entregue ao Dr. Iijima enquanto responsável pela invenção e desenvolvimento dos nanotubos de carbono.
O European Inventor Award foi criado em 2006 e é atribuído todos os anos pelo EPO (European Patent Office, com sede em Munique, na Alemanha) em reconhecimento dos criadores de invenções consideradas excecionais pelo seu contributo para avanços tecnológicos, sociais e económicos. O prémio atribui distinções em cinco categorias: Indústria, Pesquisa, PMEs (Pequenas e Médias Empresas), Países não-europeus e Distinção de Carreira, assim como a Distinção por voto Popular, para o qual o vencedor é determinado através de voto do público.
O Dr. Iijima, que descobriu os nanotubos de carbono em 1991 como Chief Researcher nos Fundamental Research Laboratories da NEC, e a sua equipa de investigadores receberam a distinção na categoria de Países não-europeus.
Os nanotubos de carbono possuem uma ampla variedade de características únicas. São mais fortes que o aço, tornam-se ou semicondutores ou metálicos dependendo da sua forma e do processo de produção, como, por exemplo, o estado e número de camadas na sua estrutura tubular, e contam ainda com excelentes propriedades térmicas. Pensa-se que serão um dos materiais chave para o suporte da nanotecnologia. Estão a ser implementados em todo o mundo vários esforços de I&D e de desenvolvimento de produto usando este material.
Comentários