Recentemente, o vice-presidente de Plataformas do Yahoo, Jay Rossiter, comunicou que a empresa fecharia diversos serviços nas próximas semanas. Depois do Browser Plus, Citizen Sports, Axis e Web Player terem sido retirados do ar, é a vez daquele que já foi o buscador mais popular do mundo, o AltaVista.
O AltaVista foi fundado em 1996 pela empresa Digital Inc. Destacou-se rapidamente ao oferecer buscas em diversos idiomas e recursos como filtragem por imagem, vídeo e áudio. Sete anos depois de seu lançamento, o AltaVista foi comprado pela Overture Services Inc, que quatro meses depois foi adquirida pelo Yahoo nunca transação de aproximadamente US$ 140 milhões.
Desde então, o Yahoo deparou-se com a perda de grande parcela do mercado e sofreu prejuízos ano após ano. Agora, a empresa tenta arrumar a bagunça e colocar as coisas no lugar. O fechamento do AltaVista faz parte dessa estratégia e remete à recente decisão do Google em encerrar o Reader. Ambos os serviços foram descontinuados por não trazem retorno suficiente para as empresas.
“Queremos focar na criação de ótimos produtos que sejam essenciais para vocês todos os dias”, foi publicado no Tumblr oficial da companhia. Nos próximos dias, serão descontinuados também o Downloads Beta, Stars India, Local API e ainda o Term Extraction API.
Comentários