Conversando com pessoas na rua ouço muito falar que o Windows 8 é um sistema difícil de usar. Não é à toa que a Microsoft planeja (planeia) fazer mudanças para a próxima versão do sistema operacional. Eu mesmo cheguei a instalá-lo no meu computador assim que ele foi lançado e acabei desistindo dele depois de alguns dias testando-o. No entanto, acabei reinstalando-o e decidi a aprender a usá-lo para poder escrever à respeito. O fato é que com o passar do tempo descobri que ele não é assim tão complicado de usar. Conhecendo alguns macetes e dicas fica fácil dominá-lo e tirar proveito dos seus recursos.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o Windows 8 foi concebido tendo em vista o seu uso em dispositivos com telas sensíveis ao toque como tablets e notebooks. No entanto, quem usa o sistema num computador normal só precisa aprender a lidar com ele. Por exemplo, um simples toque na tecla Windows presente no teclado do PC ou do notebook dá acesso à Tela Inicial do Windows 8 e podemos ver os seus ladrilhos coloridos onde estão os atalhos para os programas. Outro toque na mesma tecla e voltamos à tela anterior onde estávamos à trabalhar.
O uso da combinação ALT+Tab é uma das maneiras mais fáceis de tirar partido do Windows 8. Ao invés de ficarmos procurando pelos programas abertos na área de trabalho ou na Tela Inicial basta pressionar a tecla ALT e usar a tecla TAB para alternar entre os programas abertos, não importa se seja um aplicativo de interface Metro ou num programa de desktop normal.
Outra maneira simples de alternar entre vários programas e janelas abertas é usando o próprio mouse. Nesse caso basta apontá-lo para canto superior esquerdo da tela. Quando surgir uma pequena miniatura da janela basta clicar ali para abri-la. O mesmo atalho serve para acessara tela inicial usando o mouse. A diferença é que temos que apontar o mouse para o canto inferior esquerdo em vez do superior. É praticamente a mesma coisa.
Enfim, há várias formas de abrir janelas e alternar entre programas usando o mouse (rato) e o teclado no Windows 8. O sistema possui centenas de recursos ocultos e pouco divulgados que vamos explorar aos poucos através de uma série de matérias que publicaremos aqui no Tech&Net nos próximos dias. Vamos aprender como criar atalhos, desinstalar aplicativos, descobrir como simplificar várias tarefas e explorar o Windows 8 ao máximo. Espero que gostem e curtam bastante. Até a próxima.
Comentários