Durante os últimos dias correram muitos boatos na internet sobre quais seriam as novidades apresentadas pelo Facebook no evento marcado para hoje, 4 de Abril. Pois bem, o mistério acabou e o presidente da rede social, Mark Zuckerberg acabou de revelar as novidades prometidas. De imediato, o executivo brincou com os rumores sobre um tal de Facebook Phone, que poderia enfim ser apresentado. Seria ele o HTC First? A verdade é que, sim, o smartphone existe, mas está longe de ser aquilo que se esperava. O foco da apresentação no evento realizado na sede da empresa em Menlo Park, nos Estados Unidos, foi o Facebook Home.
O Facebook Home nada mais é do que um aplicativo para o Android. Na verdade ele é mais que isso. Trata-se de uma tela inicial para o sistema operacional que substitui a tela inicial e de bloqueio padrão do sistema. A ideia, com esse lançamento, é integrar o Facebook ao Android de uma maneira singular. Ou seja, ao invés de lançar um sistema operacional próprio, a rede social resolveu tirar partido da personalização que o Android (e nenhum outro sistema) permite.
Com o Facebook Home seus amigos ficam ao oque de um dedo. Ele permite que todo o conteúdo da rede social seja acompanhado na tela do smartphone e seja simples e rápido interagir com os amigos. Assim não é preciso abrir aplicativos separadamente para, por exemplo, conversar ou curtir uma página.
O Facebook Phone estará disponível paradownload a partir do 12 de Abril no Google Play, a loja de aplicativos do Android. Infelizmente o app não é compatível com qualquer smartphone. Por enquanto ele deve rodar apenas nos smartphones mais modernos como o HTC One X e One X+. O app também será compatível com aparelhos da Samsung como o Galaxy Note II, o Galaxy S3 e o o recém-lançado Gaaxy S4. O aplicativo também já virá instalado no HTC First, o quase Facebook Phone.
O HTC First não é aquilo tudo que esperava. Ou seja, não “o smartphone do Facebook”. Mas ele será o primeiro dispositivo Android do mercado a já vir com a nova tela inicial do Facebook instalada e otimizada. Ele conta com tela de 4.3 polegadas, processador dual-core Qualcomm Snapdragon 400 e roda o Android 4.1 Jelly Bean. O aparelho chega ao mercado americano no dia 12 de Abril. Ele será vendido nos EUA por 99,99 dólares. Já na Europa será pelas operadoras Orange e EE, mas a data de lançamento não foi anunciada. Por sua vez o Brasil deve ficar de fora do lançamento, pois a HTC fechou suas portas no país há algum tempo.
Comentários